O novo juiz do caso Eldorado

Brenno Grillo
Publicada em 31/07/2024 às 18:40
Engelmann é juiz federal desde 2011. Atualmente, atua na 1ª Vara Federal de São Miguel do Oeste. Foto: YouTube/Reprodução

O juiz Márcio Jonas Engelmann será o responsável por julgar o caso que envolve a compra da Eldorado Celulose pela Paper Excellence. A informação foi passada ao Bastidor pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

A ação apresentada à Justiça Federal de Chapecó em 2023 irá recomeçar após o TRF4 decidir, na terça-feira (30), que o tema merece ser analisado.

A Eldorado foi vendida à Paper pela J&F, em 2017, quando o preço da celulose estava baixo. O negócio de 15 bilhões de reais foi firmado porque os irmãos Joesley e Wesley Batista precisavam de caixa após firmarem acordos com autoridades brasileiras para delatar crimes investigados pela Lava Jato.

Um ano depois, após a poeira baixar com a Justiça e o mercado de papel voltar a ser atrativo, a holding dos irmãos Batista desistiu do negócio. Essa decisão iniciou uma batalha jurídica que envolveu um processo arbitral, ações no Tribunal de Justiça de São Paulo e no TRF4, além de recursos ao Superior Tribunal de Justiça.

O processo em questão foi apresentado à Justiça Federal por Luciano José Buligon, ex-prefeito de Chapecó e ex-secretário de Santa Catarina ligado a um dos conselheiros da JBS, Gelson Merísio. Buligon afirma na ação que o controle da Paper sobre a Eldorado entregaria a posse de uma grande extensão de terras no estado a estrangeiros. Disse ainda que o negócio deveria ser avalizado pelo Congresso.

Numa primeira análise, feita pela juíza Heloisa Menegotto Pozenato, o pedido de Buligon foi considerado inepto para julgamento. Um recurso levou o caso para o TRF4, que mandou o caso ser julgado. Agora, Engelmann será responsável por definir se a Paper poderá, enfim, assumir o controle da Eldorado, que fica com a J&F até decisão terminativa da Justiça.

Engelmann ingressou na na Justiça Federal em 2011. É juiz da 1ª Vara Federal de São Miguel do Oeste, onde coleciona decisões sobre Direito previdenciário e ambiental - nada relacionado à disputa bilionária que o aguarda em Chapecó. O mais perto que ele chegou da política que envolve a disputa foi em março de 2016, quando assinou um manifesto com outros 750 magistrados criticando os grampos autorizados por Sergio Moro contra Lula e Dilma Roussef.

Ele assumirá o posto em 12 de agosto, data em que o atual titular da 2ª Vara Federal de Chapecó, Narciso Baez, deixa Santa Catarina rumo a Brasília, para atuar como juiz auxiliar de Luís Roberto Barroso na presidência do Conselho Nacional de Justiça.

Porém, mesmo se ficasse na vara, Gaez não poderia julgar o caso da Paper. Sua esposa, Patrícia Fortuna Baez, advoga para Buligon na ação que preocupou a J&F, a ponto de o diretor jurídico da holding, Francisco de Assis e Silva, ter ido assistir presencialmente ao julgamento concluído na terça-feira (30).

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais

Dino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia

Leia Mais

Não pode pagar

25/06/2025 às 12:52

Rombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais

Leia Mais

Augusta ousadia

25/06/2025 às 11:43

Três são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.

Leia Mais

No limbo da PGR

25/06/2025 às 06:00

PGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista

Leia Mais

Fim de voo

24/06/2025 às 19:37

Anac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais

Leia Mais

Sem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid

Leia Mais