O novo juiz do caso Eldorado
O juiz Márcio Jonas Engelmann será o responsável por julgar o caso que envolve a compra da Eldorado Celulose pela Paper Excellence. A informação foi passada ao Bastidor pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
A ação apresentada à Justiça Federal de Chapecó em 2023 irá recomeçar após o TRF4 decidir, na terça-feira (30), que o tema merece ser analisado.
A Eldorado foi vendida à Paper pela J&F, em 2017, quando o preço da celulose estava baixo. O negócio de 15 bilhões de reais foi firmado porque os irmãos Joesley e Wesley Batista precisavam de caixa após firmarem acordos com autoridades brasileiras para delatar crimes investigados pela Lava Jato.
Um ano depois, após a poeira baixar com a Justiça e o mercado de papel voltar a ser atrativo, a holding dos irmãos Batista desistiu do negócio. Essa decisão iniciou uma batalha jurídica que envolveu um processo arbitral, ações no Tribunal de Justiça de São Paulo e no TRF4, além de recursos ao Superior Tribunal de Justiça.
O processo em questão foi apresentado à Justiça Federal por Luciano José Buligon, ex-prefeito de Chapecó e ex-secretário de Santa Catarina ligado a um dos conselheiros da JBS, Gelson Merísio. Buligon afirma na ação que o controle da Paper sobre a Eldorado entregaria a posse de uma grande extensão de terras no estado a estrangeiros. Disse ainda que o negócio deveria ser avalizado pelo Congresso.
Numa primeira análise, feita pela juíza Heloisa Menegotto Pozenato, o pedido de Buligon foi considerado inepto para julgamento. Um recurso levou o caso para o TRF4, que mandou o caso ser julgado. Agora, Engelmann será responsável por definir se a Paper poderá, enfim, assumir o controle da Eldorado, que fica com a J&F até decisão terminativa da Justiça.
Engelmann ingressou na na Justiça Federal em 2011. É juiz da 1ª Vara Federal de São Miguel do Oeste, onde coleciona decisões sobre Direito previdenciário e ambiental - nada relacionado à disputa bilionária que o aguarda em Chapecó. O mais perto que ele chegou da política que envolve a disputa foi em março de 2016, quando assinou um manifesto com outros 750 magistrados criticando os grampos autorizados por Sergio Moro contra Lula e Dilma Roussef.
Ele assumirá o posto em 12 de agosto, data em que o atual titular da 2ª Vara Federal de Chapecó, Narciso Baez, deixa Santa Catarina rumo a Brasília, para atuar como juiz auxiliar de Luís Roberto Barroso na presidência do Conselho Nacional de Justiça.
Porém, mesmo se ficasse na vara, Gaez não poderia julgar o caso da Paper. Sua esposa, Patrícia Fortuna Baez, advoga para Buligon na ação que preocupou a J&F, a ponto de o diretor jurídico da holding, Francisco de Assis e Silva, ter ido assistir presencialmente ao julgamento concluído na terça-feira (30).
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia Mais