O novo juiz do caso Eldorado

Brenno Grillo
Publicada em 31/07/2024 às 18:40
Engelmann é juiz federal desde 2011. Atualmente, atua na 1ª Vara Federal de São Miguel do Oeste. Foto: YouTube/Reprodução

O juiz Márcio Jonas Engelmann será o responsável por julgar o caso que envolve a compra da Eldorado Celulose pela Paper Excellence. A informação foi passada ao Bastidor pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

A ação apresentada à Justiça Federal de Chapecó em 2023 irá recomeçar após o TRF4 decidir, na terça-feira (30), que o tema merece ser analisado.

A Eldorado foi vendida à Paper pela J&F, em 2017, quando o preço da celulose estava baixo. O negócio de 15 bilhões de reais foi firmado porque os irmãos Joesley e Wesley Batista precisavam de caixa após firmarem acordos com autoridades brasileiras para delatar crimes investigados pela Lava Jato.

Um ano depois, após a poeira baixar com a Justiça e o mercado de papel voltar a ser atrativo, a holding dos irmãos Batista desistiu do negócio. Essa decisão iniciou uma batalha jurídica que envolveu um processo arbitral, ações no Tribunal de Justiça de São Paulo e no TRF4, além de recursos ao Superior Tribunal de Justiça.

O processo em questão foi apresentado à Justiça Federal por Luciano José Buligon, ex-prefeito de Chapecó e ex-secretário de Santa Catarina ligado a um dos conselheiros da JBS, Gelson Merísio. Buligon afirma na ação que o controle da Paper sobre a Eldorado entregaria a posse de uma grande extensão de terras no estado a estrangeiros. Disse ainda que o negócio deveria ser avalizado pelo Congresso.

Numa primeira análise, feita pela juíza Heloisa Menegotto Pozenato, o pedido de Buligon foi considerado inepto para julgamento. Um recurso levou o caso para o TRF4, que mandou o caso ser julgado. Agora, Engelmann será responsável por definir se a Paper poderá, enfim, assumir o controle da Eldorado, que fica com a J&F até decisão terminativa da Justiça.

Engelmann ingressou na na Justiça Federal em 2011. É juiz da 1ª Vara Federal de São Miguel do Oeste, onde coleciona decisões sobre Direito previdenciário e ambiental - nada relacionado à disputa bilionária que o aguarda em Chapecó. O mais perto que ele chegou da política que envolve a disputa foi em março de 2016, quando assinou um manifesto com outros 750 magistrados criticando os grampos autorizados por Sergio Moro contra Lula e Dilma Roussef.

Ele assumirá o posto em 12 de agosto, data em que o atual titular da 2ª Vara Federal de Chapecó, Narciso Baez, deixa Santa Catarina rumo a Brasília, para atuar como juiz auxiliar de Luís Roberto Barroso na presidência do Conselho Nacional de Justiça.

Porém, mesmo se ficasse na vara, Gaez não poderia julgar o caso da Paper. Sua esposa, Patrícia Fortuna Baez, advoga para Buligon na ação que preocupou a J&F, a ponto de o diretor jurídico da holding, Francisco de Assis e Silva, ter ido assistir presencialmente ao julgamento concluído na terça-feira (30).

Dupla contra Bello

08/09/2024 às 15:00

Kássio, do STF, e desembargador Carlos Brandão, do TRF1, se unem para barrar Ney Bello no STJ

Leia Mais

Advogados de Rodrigo Cunha recorrem ao TSE para forçar julgamento de processo contra Paulo Dantas.


Leia Mais

Plataforma desenvolvida pela Receita Federal tem sido usada para identificar transações suspeitas

Leia Mais

A mágica da Amil

07/09/2024 às 06:00

Operadora de Seripieri conseguiu reduzir sua sinistralidade em 25 pontos em um ano

Leia Mais

Lula demite Silvio Almeida, suspeito de assédio sexual à colega Anielle Franco

Leia Mais

Corte estendeu alcance de julgamentos apenas digitais, mas houve resistência.


Leia Mais

STF mantém processos contra Marcelo Odebrecht, mas anula atos da Lava Jato

Leia Mais

Ministro tenta emplacar aliado no comando da agência; ha preocupação no setor de gás.

Leia Mais

Brasileiro é condenado a 16 anos de prisão por preparar atos contra instalações judaicas

Leia Mais

Fundo pede comprovação de que advogado da J&F não perdeu prazo para manifestação no STF

Leia Mais

Wadih Damous está cada vez mais isolado no Ministério da Justiça

Leia Mais

Diligente Beltrão

05/09/2024 às 23:30

Deputado do PP vai ao TCU e usa argumentos dos irmãos Batista para melar venda da Eldorado à Paper

Leia Mais

Paulo Gonet se manifesta contra envio de cópia do inquérito das fake news para Raul Araújo, no TSE.

Leia Mais

Candidato a prefeito de Teresina pelo PT é investigado por desvio de recursos durante a pandemia

Leia Mais

Sem acesso

05/09/2024 às 16:34

Starlink bloqueia X no Brasil após determinação do STF e alerta da Anatel.

Leia Mais