O dono da bala perdida
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) que cabe ao Estado pagar indenizações para vítimas de balas perdidas, quando houver comprovação de que o tiro foi disparado durante operação policial. De acordo com a tese definida pelos ministros, as vítimas têm direito à indenização, independentemente de quem tenha feito o disparo.
O caso concreto que foi analisado pelos ministros analisava a concessão de indenização à família de um homem morto durante uma operação do Exército, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. O caso aconteceu em 2015, durante uma ação de pacificação da comunidade. Nesta situação específica, ficou decidido que caberá à União pagar 300 mil reais aos familiares da vítima.
Entretanto, a decisão do STF tem caráter vinculante, ou seja, valerá para futuros julgamentos sobre o mesmo tema. Dessa forma, as forças de segurança dos estados também podem ser responsabilizadas em situações semelhantes.
O principal argumento da União para evitar o pagamento da indenização era que a perícia realizada no local da morte foi insuficiente para demonstrar de onde partiu o tiro que matou a vítima. Os ministros, inicialmente, divergiram entre si, mas chegaram a um consenso durante a sessão desta quinta.
Segundo a tese fixada, o Estado pode ser responsabilizado em qualquer situação de vítimas por balas perdidas, desde que haja comprovação de que houve troca de tiros entre criminosos e agentes de segurança. Os ministros consideraram que o Estado assume o risco de tais eventualidades ao realizar esse tipo de operação.
O novo entendimento derruba teses como a que foi apresentada pela União, de que a perícia inconclusiva seria motivo suficiente para retirar do Estado a possibilidade de indenizar as vítimas.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais