Ligação suspeita
Uma advogada que atuou em defesa de empresas do ex-senador Luiz Estevão, e que hoje está lotada na Controladoria-Geral do Governo do Distrito Federal, participou do julgamento de servidores públicos que desagradaram o empresário quando estava preso no presídio da Papuda.
Trata-se da assessora de apoio a julgamentos na Controladoria, Letícia Teixeira Leite, que chegou a assinar uma nota técnica em que sugeriu a demissão do diretor do Complexo Penitenciário da Papuda, Diogo Ernesto, e o vice, Vitor Espíndola.
“Não resta dúvida de que os indiciados, agindo e se omitindo com uma finalidade viciada, distinta da buscada por lei, se valeram dos cargos ocupados para beneficiar o interno Luiz Estevão com benesses exclusivas, não permitidas e ofertadas ao restante da massa carcerária em condições de igualdade”, escreveu a assessora em processo disciplinar que corre na CG-DF.
Após a publicação da nota técnica, que confirmou a demissão dos envolvidos no processo administrativo em setembro do ano passado, descobriu-se que Letícia omitiu que já havia atuado na defesa do Grupo Ok, do ex-senador, em algumas causas.
A assessora alegou, em manifesto ao qual o Bastidor teve acesso, que o vínculo com o escritório de advocacia que mantinha contrato com Estevão encerrou-se em 2015 e que, em alguns processos, “desconhecia os seus pormenores, inclusive o fato de a empresa ser presidida pelo Sr. Luiz Estevão”.
Ex-gestores do Centro de Detenção Provisória citam algumas decisões desfavoráveis a Estevão como motivo de represálias que enfrentam hoje. Um dos pedidos negados foi feito pelo ex-senador em 2016 e tratava de uma mudança de datas de visitas na Papuda. O então diretor do centro de detenção provisória, Diogo Ernesto, não concedeu.

Na visão das defesas dos servidores, algumas peculiaridades no trâmite do processo reforçam a suspeição da assessora por sua ligação com Estevão. O processo administrativo disciplinar, que investigava os ex-gestores, foi escolhido para julgamento por meio de avocação para a Controladoria, quando deveria correr na Comissão Permanente de Disciplina da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF.
Há ainda a discordância do que decidiu o juiz na esfera penal: mesmo em sentença desfavorável aos ex-diretores, ele não recomendou a perda dos cargos públicos.
Procurada, a Controladoria disse que “em todo o curso processual foram garantidos os princípios da ampla defesa e do contraditório que culminaram na tomada de decisão”. Acrescentou que as questões alegadas para a suspeição de Letícia “foram refutadas em sua integralidade e afastadas”.
Os ex-gestores recorreram ao governo Ibaneis Rocha contra a decisão da Controladoria, mas o órgão desconsiderou, ao dizer que “não consta recurso que justifique a remessa dos autos ao governador”.
No fim do ano passado, a Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve a condenação de Estevão pelo crime de corrupção pela troca de favores e concessão de regalias no período em esteve preso.
Gol anuncia que conseguiu negociar financiamento de bilionário, mas precisa de aval da Justiça
Leia MaisDonos de fintechs com suspeita de ligação com o PCC são denunciados pelo Ministério Público de SP
Leia MaisKassio Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode cassar a deputada bolsonarista
Leia MaisCom apoio da Rússia, ex-presidente é reeleita presidente do Banco dos Brics, na China
Leia MaisOposição planeja explorar trechos do julgamento de Bolsonaro a fim de vitimizá-lo e bater no Supremo
Leia MaisO CEO do JPMorgan enfrenta constrangimentos no julgamento por fraude de startup comprada pelo banco
Leia MaisSTF tem três votos para condenar deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal
Leia MaisGoverno se compromete a pagar 61 bilhões em emendas este ano e acaba com atraso de três meses
Leia MaisAndré Mendonça foi o único que aceitou os pedidos de impedimento de Moraes e Dino
Leia MaisEm um ano, operadoras de planos de saúde aumentaram o lucro líquido em mais de 270%
Leia MaisTJSP anula decisão favorável à Paper Excellence no caso Eldorado e ajuda a J&F
Leia MaisGilmar Mendes argumenta falta de provas e tranca processo contra doleiro investigado na Lava Jato
Leia MaisMoraes tem pedido a Cármen que reconsidere a ideia de não reconduzir Floriano Marques no TSE
Leia MaisOrdem sobre dados de Allan dos Santos cria risco de conflito de Alexandre de Moraes com X e Meta
Leia MaisCNJ investiga concurso de delegação de cartórios por proximidade entre candidato e avaliador
Leia Mais