Ligação suspeita

Alisson Matos
Publicada em 20/04/2024 às 06:00
Pedido de Estevão, à época, foi negado pelo diretor da Papuda Foto: Reprodução

Uma advogada que atuou em defesa de empresas do ex-senador Luiz Estevão, e que hoje está lotada na Controladoria-Geral do Governo do Distrito Federal, participou do julgamento de servidores públicos que desagradaram o empresário quando estava preso no presídio da Papuda.

Trata-se da assessora de apoio a julgamentos na Controladoria, Letícia Teixeira Leite, que chegou a assinar uma nota técnica em que sugeriu a demissão do diretor do Complexo Penitenciário da Papuda, Diogo Ernesto, e o vice, Vitor Espíndola.

“Não resta dúvida de que os indiciados, agindo e se omitindo com uma finalidade viciada, distinta da buscada por lei, se valeram dos cargos ocupados para beneficiar o interno Luiz Estevão com benesses exclusivas, não permitidas e ofertadas ao restante da massa carcerária em condições de igualdade”, escreveu a assessora em processo disciplinar que corre na CG-DF.

Após a publicação da nota técnica, que confirmou a demissão dos envolvidos no processo administrativo em setembro do ano passado, descobriu-se que Letícia omitiu que já havia atuado na defesa do Grupo Ok, do ex-senador, em algumas causas.

A assessora alegou, em manifesto ao qual o Bastidor teve acesso, que o vínculo com o escritório de advocacia que mantinha contrato com Estevão encerrou-se em 2015 e que, em alguns processos, “desconhecia os seus pormenores, inclusive o fato de a empresa ser presidida pelo Sr. Luiz Estevão”.

Ex-gestores do Centro de Detenção Provisória citam algumas decisões desfavoráveis a Estevão como motivo de represálias que enfrentam hoje. Um dos pedidos negados foi feito pelo ex-senador em 2016 e tratava de uma mudança de datas de visitas na Papuda. O então diretor do centro de detenção provisória, Diogo Ernesto, não concedeu. 

Na visão das defesas dos servidores, algumas peculiaridades no trâmite do processo reforçam a suspeição da assessora por sua ligação com Estevão. O processo administrativo disciplinar, que investigava os ex-gestores, foi escolhido para julgamento por meio de avocação para a Controladoria, quando deveria correr na Comissão Permanente de Disciplina da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF.

Há ainda a discordância do que decidiu o juiz na esfera penal: mesmo em sentença desfavorável aos ex-diretores, ele não recomendou a perda dos cargos públicos.

Procurada, a Controladoria disse que “em todo o curso processual foram garantidos os princípios da ampla defesa e do contraditório que culminaram na tomada de decisão”. Acrescentou que as questões alegadas para a suspeição de Letícia “foram refutadas em sua integralidade e afastadas”.

Os ex-gestores recorreram ao governo Ibaneis Rocha contra a decisão da Controladoria, mas o órgão desconsiderou, ao dizer que “não consta recurso que justifique a remessa dos autos ao governador”.

No fim do ano passado, a Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve a condenação de Estevão pelo crime de corrupção pela troca de favores e concessão de regalias no período em esteve preso.


Empréstimo no ar

24/03/2025 às 17:07

Gol anuncia que conseguiu negociar financiamento de bilionário, mas precisa de aval da Justiça

Leia Mais

Donos de fintechs com suspeita de ligação com o PCC são denunciados pelo Ministério Público de SP

Leia Mais

Kassio Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode cassar a deputada bolsonarista

Leia Mais

Com apoio da Rússia, ex-presidente é reeleita presidente do Banco dos Brics, na China

Leia Mais

Oposição planeja explorar trechos do julgamento de Bolsonaro a fim de vitimizá-lo e bater no Supremo

Leia Mais

O mico de Dimon

23/03/2025 às 17:08

O CEO do JPMorgan enfrenta constrangimentos no julgamento por fraude de startup comprada pelo banco

Leia Mais

Zambelli a perigo

21/03/2025 às 15:58

STF tem três votos para condenar deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Leia Mais

Governo se compromete a pagar 61 bilhões em emendas este ano e acaba com atraso de três meses

Leia Mais

O divergente

21/03/2025 às 11:18

André Mendonça foi o único que aceitou os pedidos de impedimento de Moraes e Dino

Leia Mais

Em um ano, operadoras de planos de saúde aumentaram o lucro líquido em mais de 270%

Leia Mais

TJSP anula decisão favorável à Paper Excellence no caso Eldorado e ajuda a J&F

Leia Mais

Monza livre

20/03/2025 às 16:50

Gilmar Mendes argumenta falta de provas e tranca processo contra doleiro investigado na Lava Jato

Leia Mais

Moraes tem pedido a Cármen que reconsidere a ideia de não reconduzir Floriano Marques no TSE

Leia Mais

Pode virar briga

20/03/2025 às 11:52

Ordem sobre dados de Allan dos Santos cria risco de conflito de Alexandre de Moraes com X e Meta

Leia Mais

CNJ investiga concurso de delegação de cartórios por proximidade entre candidato e avaliador

Leia Mais