Ligação suspeita

Alisson Matos
Publicada em 20/04/2024 às 06:00
Pedido de Estevão, à época, foi negado pelo diretor da Papuda Foto: Reprodução

Uma advogada que atuou em defesa de empresas do ex-senador Luiz Estevão, e que hoje está lotada na Controladoria-Geral do Governo do Distrito Federal, participou do julgamento de servidores públicos que desagradaram o empresário quando estava preso no presídio da Papuda.

Trata-se da assessora de apoio a julgamentos na Controladoria, Letícia Teixeira Leite, que chegou a assinar uma nota técnica em que sugeriu a demissão do diretor do Complexo Penitenciário da Papuda, Diogo Ernesto, e o vice, Vitor Espíndola.

“Não resta dúvida de que os indiciados, agindo e se omitindo com uma finalidade viciada, distinta da buscada por lei, se valeram dos cargos ocupados para beneficiar o interno Luiz Estevão com benesses exclusivas, não permitidas e ofertadas ao restante da massa carcerária em condições de igualdade”, escreveu a assessora em processo disciplinar que corre na CG-DF.

Após a publicação da nota técnica, que confirmou a demissão dos envolvidos no processo administrativo em setembro do ano passado, descobriu-se que Letícia omitiu que já havia atuado na defesa do Grupo Ok, do ex-senador, em algumas causas.

A assessora alegou, em manifesto ao qual o Bastidor teve acesso, que o vínculo com o escritório de advocacia que mantinha contrato com Estevão encerrou-se em 2015 e que, em alguns processos, “desconhecia os seus pormenores, inclusive o fato de a empresa ser presidida pelo Sr. Luiz Estevão”.

Ex-gestores do Centro de Detenção Provisória citam algumas decisões desfavoráveis a Estevão como motivo de represálias que enfrentam hoje. Um dos pedidos negados foi feito pelo ex-senador em 2016 e tratava de uma mudança de datas de visitas na Papuda. O então diretor do centro de detenção provisória, Diogo Ernesto, não concedeu. 

Na visão das defesas dos servidores, algumas peculiaridades no trâmite do processo reforçam a suspeição da assessora por sua ligação com Estevão. O processo administrativo disciplinar, que investigava os ex-gestores, foi escolhido para julgamento por meio de avocação para a Controladoria, quando deveria correr na Comissão Permanente de Disciplina da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF.

Há ainda a discordância do que decidiu o juiz na esfera penal: mesmo em sentença desfavorável aos ex-diretores, ele não recomendou a perda dos cargos públicos.

Procurada, a Controladoria disse que “em todo o curso processual foram garantidos os princípios da ampla defesa e do contraditório que culminaram na tomada de decisão”. Acrescentou que as questões alegadas para a suspeição de Letícia “foram refutadas em sua integralidade e afastadas”.

Os ex-gestores recorreram ao governo Ibaneis Rocha contra a decisão da Controladoria, mas o órgão desconsiderou, ao dizer que “não consta recurso que justifique a remessa dos autos ao governador”.

No fim do ano passado, a Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve a condenação de Estevão pelo crime de corrupção pela troca de favores e concessão de regalias no período em esteve preso.


Conflito à vista

03/05/2024 às 11:00

Novo julgamento sobre Marco Temporal deve estremecer ainda mais relação do STF com o Congresso.

Leia Mais

Empresas não esperavam o custo extra do fim da desoneração e pressionam senadores

Leia Mais

Empresa que captou dinheiro para o 1º de maio omitiu que o evento tinha ligação com sindicatos.

Leia Mais

1000% Hamas

01/05/2024 às 12:17

Evento das centrais tem vendinha com camisetas e faixas de apoio ao grupo terrorista.

Leia Mais

Senadores bolsonaristas querem minar relação com governo aos poucos para também prejudicar o STF.

Leia Mais

Julgamento de Jorge Seif tem críticas à defesa e à acusação, e ministros mandam voltar tudo de novo.

Leia Mais

A bolsa suspeita

30/04/2024 às 18:00

Paulo Dantas e Ronaldo Lessa são alvos de novo pedido de cassação; MPE pede multa a Renan Filho.

Leia Mais

Deu Pacheco no TST

30/04/2024 às 17:58

Lula escolhe candidato apoiado pelo presidente do Senado para assumir vaga no tribunal

Leia Mais

Mudança feita no programa é um lance do desentendimento do governo com o presidente do Senado

Leia Mais

Declaração reforça a mudança de rumo nas negociações que envolvem o apoio do ex-presidente a Nunes

Leia Mais

Justiça obriga Ferbasa e fundação ligada à empresa a liberarem papelada que comprovaria fraude.

Leia Mais

O pedido de vista no STF, que analisa a desoneração, já era esperado no Congresso e no governo

Leia Mais

STJ condena advogado e blogueiro bolsonarista a pagar indenização ao ministro por fake news

Leia Mais

Governo ignora apelos do movimento e indica afilhado do presidente da Câmara o Incra de Alagoas

Leia Mais

Quinquênio e renegociação de dívida de Minas são ameaças do presidente do Senado ao governo

Leia Mais