Humberto Martins se firma como favorito ao Supremo

Diego Escosteguy
Publicada em 01/03/2021 às 18:20
Foto: Folhapress

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, firmou-se como favorito à sucessão de Marco Aurélio Mello. O decano do Supremo aposenta-se em julho.

Humberto Martins conquistou o apoio de Flávio Bolsonaro. Ao lado do advogado Frederick Wassef, o senador é o principal responsável na família presidencial pelas indicações ao tribunais superiores.

Flávio Bolsonaro e Wassef passaram a confiar no presidente do STJ e a respeitar as avaliações certeiras do filho do ministro, o advogado Eduardo Martins. Eduardo foi denunciado pela Lava Jato do Rio; seu pai foi implicado em delações que acabaram arquivadas sumariamente.

Desde que assumiu a Presidência do STJ, no segundo semestre do ano passado, Humberto Martins impressionou a família presidencial. É tão elogiado por eles quanto Kassio. Arthur Lira também trabalha por ele.

Na semana passada, a Quinta Turma da corte anulou as quebras de sigilos de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas. Em breve, a mesma Turma deve, caso a profecia de Wassef se realize, decretar a ilegalidade do relatório do COAF que provocou as investigações de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio.