Arruma essa bagunça
O julgamento do senador Jorge Seif (PL-SC), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi recheado de críticas às atuações da defesa, dos partidos que acionaram a Justiça e da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE). Durante cerca de 40 minutos, o relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, reclamou da qualidade das provas apresentadas por todas as partes do processo e votou para que a análise fosse transformada em diligência.
Marques invocou o artigo 938, do Código de Processo Civil, o qual confere ao juiz a possibilidade de pedir novas diligências durante o julgamento, caso considere que as provas apresentadas são insuficientes para se formar certeza sobre a culpa ou inocência do réu. Todos os demais ministros concordaram, exceto Raul Araújo, que considerou não haver sentido em se encaminhar um caso pronto para a análise de volta à fase de produção de provas.
Jorge Seif é acusado de utilizar a estrutura das lojas Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang, para promover a pré-campanha ao Senado, de forma irregular, sem que tais gastos constassem na prestação de contas dele. Segundo os pedidos de abertura de investigação, feitos pelo PT e pelo PSD, o então candidato teria utilizado aeronaves da empresa e a estrutura de comunicação de Hang, para se viabilizar na disputa eleitoral de 2022.
Segundo o relator, no entanto, os acusadores falharam em demonstrar plenamente se os fatos da acusação não só teriam existido, como também de que forma esse uso irregular conseguiu gerar benefício real a Seif. Por isso, solicitou que fossem feitas novas diligências que pudessem comprovar as acusações contra o senador.
Um dos problemas apontados por Marques foi que, a pedido dos acusadores, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina anulou uma série de pedidos encaminhados a aeroportos e aeródromos do estado para que encaminhassem uma lista de pousos e decolagens, a fim de comprovar se os aviões da Havan estavam mesmo a serviço de Seif ou não. A decisão foi tomada depois que a corte catarinense recebeu 15 respostas, nas quais nenhuma conseguia comprovar a ligação entre os fatos narrados nas denúncias.
Marques defendeu, e foi acompanhado pelos colegas, que a própria Havan encaminhe à corte, nas próximas 48 horas, uma lista com todas as aeronaves que estavam à disposição da empresa no período eleitoral. Também ficou decidido que os aeroportos devem repassar listas com todos os pousos e decolagens realizados no período em que Seif teria usado a estrutura da Havan.
Só depois que os documentos chegarem é que o julgamento será retomado. Com isso, o caso ainda deverá se arrastar por mais algumas semanas no TSE, pois não ficou definida uma data para que a análise seja retomada pelos ministros.
PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia MaisDesaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento
Leia MaisMinistro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão
Leia MaisDoleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato
Leia MaisLaranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia Mais