Afastada e remunerada

Redação
Publicada em 25/03/2025 às 17:26
Cassinelza concedeu decisão que motivou seu afastamento em 2019, ano em que a Faroeste começou a investigar corrupção no TJBA Foto: Reprodução

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia Cassinelza da Costa Santos Lopes foi afastada das funções por dois anos pelo Conselho Nacional de Justiça nesta terça-feira (25). Após o prazo, a situação da magistrada investigada pela Polícia Federal na Operação Faroeste será reavaliada.

Cassinelza foi punida por ter garantido em quatro dias a posse de uma fazenda de 402 hectares, avaliada em mais de 9 milhões de reais. A rapidez chamou a atenção da PF e do Conselho Nacional de Justiça.

A propriedade foi arrematada em 2019 pelos irmãos Mario e Walter Horita, do grupo Horita, um dos maiores produtores de algodão, soja e milho do país. No mesmo ano, a Polícia Federal começou a investigar a existência de um esquema de corrupção judicial que dava a empresários a posse de terras no Oeste da Bahia.

O caso chegou até Cassinelza depois que um pedido extrajudicial de posse feito pelos Horita foi negado por solicitação do governo da Bahia, que dizia ser o real dono da área.

Cassinelza julgou o caso porque foi nomeada para atuar em São Desidório pelo então presidente do TJBA, Gesivaldo Nascimento Britto, também investigado na Faroeste. À época, ela era juíza de primeira instância e atuou na comarca de julho a setembro de 2019.

A atuação de Cassinelza no caso foi alvo de sindicância, mas o Tribunal de Justiça baiano encerrou o processo administrativo sem que houvesse qualquer punição à magistrada. Em 2022, ela foi promovida a desembargadora.

Cassinelza foi afastada das funções em novembro de 2023, por decisão do CNJ, devido à abertura do processo disciplinar que culminou na decisão de hoje. Como acontece nesses casos, ela continuará recebendo salário durante o cumprimento da punição.

Inapta a funcionar

27/03/2025 às 18:00

Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil

Leia Mais

Para o fim da fila

27/03/2025 às 14:09

Supremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado

Leia Mais

Empresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX

Leia Mais

Em acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear

Leia Mais

Agora réu, resta a Bolsonaro convoca outro ato por uma anistia que só ele quer e se dizer candidato

Leia Mais

Oficialmente réu

26/03/2025 às 13:31

Primeira Turma do STF aceita denúncia da PGR e torna Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Leia Mais

Amizade suspeita

26/03/2025 às 12:01

Desembargador do TJMT será investigado por relação com advogado acusado de corromper magistrados

Leia Mais

Moraes vota por aceitar a denúncia contra ex-presidente e aliados por tentativa de golpe de estado

Leia Mais

Safra é multado em 2,7 milhões de reais por dar crédito consignado sem clientes pedirem

Leia Mais

Defesa demolida

25/03/2025 às 19:01

Primeira Turma do STF rejeita argumentos para parar ação contra Bolsonaro por golpe de estado

Leia Mais

Contra Broedel

25/03/2025 às 18:20

Itaú entra com terceiro processo contra CFO e cobra 6,6 milhões de reais por contratos não cumpridos

Leia Mais

Assistir ao julgamento na sala do Supremo foi a forma de Jair Bolsonaro demonstrar ainda ter poder

Leia Mais

CNJ mantém afastados um desembargador, dois juízes e um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas

Leia Mais

O jogo da defesa

25/03/2025 às 14:15

Advogados pedem nulidade da delação de Mauro Cid e alegam cerceamento de defesa no caso do golpe

Leia Mais

MP-SP pede que donos de fintechs investigadas paguem por lavar dinheiro para o PCC

Leia Mais