Empresário investigado por fraude no BB aplicou golpe no Santander
Na mesma época em que tentou aplicar um golpe de 200 milhões de reais no Banco do Brasil, o empresário Leonardo Camillo Curioni também buscou um jeito de conseguir 5 milhões no Santander. O banco privado foi à Justiça e conseguiu o afastamento dele da Sices Brasil, empresa que fundou em 2013.
A Sices teve crescimento rápido. Em 2019, chegou a faturar 1,5 bilhão de reais. Um ano depois, entrou com pedido de recuperação judicial, alegando ter dívidas impagáveis de 600 milhões de reais. No fim de março, Curioni foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que apura o golpe no Banco do Brasil.
Segundo o Santander, Curioni contratou um empréstimo de 5 milhões de reais poucos dias depois de assinar a procuração com o escritório de advocacia que deu início ao processo de recuperação judicial. O banco afirmou que ele fez isso não só com eles, mas com outras instituições também, com o objetivo de enriquecer ilicitamente.
Em uma decisão de março de 2020, a que o Bastidor teve acesso, a 2ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu o pedido do banco para afastar Curioni. O relator, desembargador Grava Brazil, descreveu parte dos fatos informados pelo banco.
“A agravada Sices prestou informação grosseiramente falsa ao gerente do Santander, como se vê de mensagem envida pelo administrador da empresa na semana retrasada, pela qual afirma textualmente que 'o mercado ainda está bom', ‘temos estoque para faturar bem abril e maio', 'o único inimigo é o dólar' e 'a partir de maio volta ao normal'”, citou o desembargador.
Ao mesmo tempo em que pedia empréstimos nos bancos, a Sices “emprestava” dinheiro a Curioni. Em um dos contratos, no mês de janeiro, o empresário recebeu 7,95 milhões de reais da empresa que fundou. O repasse foi feito pouco tempo antes do pedido de recuperação judicial.
Grava Brazil e os colegas do TJ-SP consideram que a manobra teve o objetivo de fraudar as contas da empresa. “A informação de empréstimo em expressivo valor, em favor do sócio administrador, reforça a alegação do agravante [Santander], no sentido de que há utilização abusiva do instituto da recuperação, já que a principal recuperanda confessa que emprestou dinheiro ao sócio administrador concomitantemente à contratação de mútuo junto à instituições financeiras, no período em que, segundo relatado pelo administrador judicial”, afirmou.
No primeiro trimestre de 2020, foi observado substancial endividamento da empresa e uma queda brusca no faturamento no primeiro trimestre de 2020 - antes, portanto, do agravamento da pandemia.
A defesa de Curioni foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu ao contato.
Investigação no BB
A fraude na BB Consórcios envolvendo Curioni foi descoberta por meio de uma auditoria interna que encontrou os indícios de irregularidades. O banco diz que conseguiu recuperar quase todos os valores repassados ao empresário, mas não informa o tamanho real do rombo deixado pela imprudência dos funcionários.
O caso segue investigado pela Polícia Federal. O inquérito corre na Justiça Federal de Brasília, mas está sob sigilo. O Ministério Público Federal não se manifesta sobre o andamento das investigações.
O Bastidor já mostrou que a Sices fechou diversos contratos com o governo federal nos últimos anos. Entre os compradores estão universidades federais e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
Leia mais:
Chesf diz que contrato com a Sices aconteceu dentro da legalidade
Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker
Leia MaisZanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos
Leia MaisPoliciais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas
Leia MaisJustiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro
Leia MaisEmpresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia Mais