Empresário investigado por fraude no BB aplicou golpe no Santander

Redação
Publicada em 20/04/2022 às 06:00
Leonardo Curioni é investigado por fraude de R$ 200 milhões no Banco do Brasil Foto: Reprodução/YouTube

Na mesma época em que tentou aplicar um golpe de 200 milhões de reais no Banco do Brasil, o empresário Leonardo Camillo Curioni também buscou um jeito de conseguir 5 milhões no Santander. O banco privado foi à Justiça e conseguiu o afastamento dele da Sices Brasil, empresa que fundou em 2013.

A Sices teve crescimento rápido. Em 2019, chegou a faturar 1,5 bilhão de reais. Um ano depois, entrou com pedido de recuperação judicial, alegando ter dívidas impagáveis de 600 milhões de reais. No fim de março, Curioni foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que apura o golpe no Banco do Brasil.

Segundo o Santander, Curioni contratou um empréstimo de 5 milhões de reais poucos dias depois de assinar a procuração com o escritório de advocacia que deu início ao processo de recuperação judicial. O banco afirmou que ele fez isso não só com eles, mas com outras instituições também, com o objetivo de enriquecer ilicitamente.

Em uma decisão de março de 2020, a que o Bastidor teve acesso, a 2ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu o pedido do banco para afastar Curioni. O relator, desembargador Grava Brazil, descreveu parte dos fatos informados pelo banco.

“A agravada Sices prestou informação grosseiramente falsa ao gerente do Santander, como se vê de mensagem envida pelo administrador da empresa na semana retrasada, pela qual afirma textualmente que 'o mercado ainda está bom', ‘temos estoque para faturar bem abril e maio', 'o único inimigo é o dólar' e 'a partir de maio volta ao normal'”, citou o desembargador.

Ao mesmo tempo em que pedia empréstimos nos bancos, a Sices “emprestava” dinheiro a Curioni. Em um dos contratos, no mês de janeiro, o empresário recebeu 7,95 milhões de reais da empresa que fundou. O repasse foi feito pouco tempo antes do pedido de recuperação judicial.

Grava Brazil e os colegas do TJ-SP consideram que a manobra teve o objetivo de fraudar as contas da empresa. “A informação de empréstimo em expressivo valor, em favor do sócio administrador, reforça a alegação do agravante [Santander], no sentido de que há utilização abusiva do instituto da recuperação, já que a principal recuperanda confessa que emprestou dinheiro ao sócio administrador concomitantemente à contratação de mútuo junto à instituições financeiras, no período em que, segundo relatado pelo administrador judicial”, afirmou.

No primeiro trimestre de 2020, foi observado substancial endividamento da empresa e uma queda brusca no faturamento no primeiro trimestre de 2020 - antes, portanto, do agravamento da pandemia.

A defesa de Curioni foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu ao contato.

Investigação no BB

A fraude na BB Consórcios envolvendo Curioni foi descoberta por meio de uma auditoria interna que encontrou os indícios de irregularidades. O banco diz que conseguiu recuperar quase todos os valores repassados ao empresário, mas não informa o tamanho real do rombo deixado pela imprudência dos funcionários.

O caso segue investigado pela Polícia Federal. O inquérito corre na Justiça Federal de Brasília, mas está sob sigilo. O Ministério Público Federal não se manifesta sobre o andamento das investigações.

O Bastidor já mostrou que a Sices fechou diversos contratos com o governo federal nos últimos anos. Entre os compradores estão universidades federais e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). 

Leia mais:

Chesf diz que contrato com a Sices aconteceu dentro da legalidade

Chesf não explica diferença de 2 milhões em contrato

O contrato da Chesf com suspeito de fraudes no BB

Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker

Leia Mais

De volta ao STJ

08/07/2025 às 14:28

Zanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos

Leia Mais

É a PF, Mano

08/07/2025 às 09:05

Policiais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas

Leia Mais

Justiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro

Leia Mais

Empresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM

Leia Mais
Exclusivo

11 anos por terrorismo

07/07/2025 às 17:26

Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico

Leia Mais

Trump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics

Leia Mais
Exclusivo

O cozinheiro do roubo

04/07/2025 às 19:34

Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras

Leia Mais
Exclusivo

Uma dezena de fintechs suspeitas

04/07/2025 às 18:27

Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário

Leia Mais

Moraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15

Leia Mais
Exclusivo

Uma fintech suspeita

03/07/2025 às 23:57

Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento

Leia Mais
Exclusivo

O roubo de 3 bilhões de reais

03/07/2025 às 23:46

Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país

Leia Mais
Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais