Dono da VTCLog comanda diretamente pagamentos de seu grupo

Diego Escosteguy
Publicada em 01/09/2021 às 16:23
Carlinhos em momento de lazer em Miami Foto: Facebook

Apesar de a funcionária Andreia Lima se apresentar como "CEO"da VTCLog, o empresário Carlos Alberto Sá, conhecido como Carlinhos, é o dono da empresa, entre outras que pertencem ao mesmo grupo. Controla empresas suspeitas de fraudar licitações em Brasília há décadas - o que inclui a VTCLog, suspeita de ser beneficiada por contrato irregular de logística com o Ministério da Saúde.

Após anos de exposição junto a políticos e lobistas, Carlinhos prefere hoje manter um perfil mais discreto. Dois operadores - entre eles um ex-funcionário - relataram ao Bastidor, sob condição de anonimato, que Carlinhos centraliza os acordos e os pagamentos da VTCLog. Os demais, como o motoboy Ivanildo e a funcionária Zenaide, da contabilidade, apenas cumprem ordens.

Uma terceira fonte presenciou o momento em que Carlinhos descobriu que o motoboy fora intimado a depor na CPI. Ficou lívido, segundo essa testemunha, que frequenta há anos a intimidade do empresário.

A proceder o relato dessas fontes qualificadas, Carlinhos é responsável direto, e não apenas de modo formal, pela movimentação atípica e suspeita de R$ 117 milhões do grupo VTCLog, exposta pelo trabalho dos analistas do COAF.

Uma dessas testemunhas afirma que Carlinhos teme ser convocado pela CPI e trabalha intensamente para que isso não ocorra. Prefere que sua funcionária Andreia Lima responda às dúvidas da comissão.