Os 400 problemas da Copape

Alisson Matos
Publicada em 05/02/2025 às 13:10
As autuações atingem a própria Copape, empresas associadas a ela e postos de combustíveis. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Copape, empresa de petróleo e gás natural investigada pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de ligação com o PCC, é alvo direto ou indireto de cerca de 400 autos de infração da ANP, a Agência Nacional de Petróleo. Desconhece-se outro grupo que tenha recebido tantas autuações na história da agência. 

Dados da ANP, a que o Bastidor teve acesso, mostram que as autuações atingem a própria Copape, empresas associadas a ela e postos de combustíveis nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Os motivos para as infrações são múltiplos. Há casos de descumprimento de normas, falhas no controle de qualidade, comercialização de gasolina e etanol adulterados, além de fraude nas bombas.

A principal autuação, de julho do ano passado, revogou a outorga de funcionamento da Copape após a empresa infringir regras na comercialização, no exercício da atividade e no armazenamento de combustível. O recurso da empresa nesse caso deve ser julgado ainda nesta quarta pelos diretores da ANP. 

Os números superlativos de autuações, assim como a gravidade de boa parte deles, indicam ser improvável que a ANP reveja sua decisão de suspender as atividades da Copape. Muitos dos casos correm em sigilo na ANP. Para a maioria, contudo, ainda cabe recurso. As punições variam entre multas, suspensão das atividades e revogação da autorização para funcionamento.

Desde o ano passado, a Copape tenta reverter a decisão da ANP, que impede a empresa de exercer atividades de formulação e distribuição e de atuar como agente de comércio exterior. O órgão argumenta que levou em consideração uma série de irregularidades praticadas pelo grupo. A empresa tenta suspender a decisão de ANP na Justiça, mas, até agora, acumula derrotas.

Os problemas da Copape vão além da ANP. Também no ano passado, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia em que acusa a empresa e a distribuidora Áster, do mesmo grupo, de sonegarem cerca de 1 bilhão de reais em impostos.

Segundo os promotores, os esquemas de fraudes fiscais aumentaram a concorrência desleal em redes de postos de gasolina. A Justiça acolheu a denúncia.

As fraudes, de acordo com a acusação, consistiam em importar gasolina como se fosse nafta, uma matéria-prima derivada do petróleo. A entrada do produto no Brasil era registrada no Tocantins, por meio da empresa Terra Nova Trading, e não em São Paulo, onde a Copape e a Áster estão localizadas. A manobra fiscal reduzia a base de cálculo de tributos de 25% para 1%.

Formalmente, a empresa tem como dono Renato Steinle Camargo. Mohamad Hussein Mourad, apontado pelo MP como dono oculto, aparece como “consultor”. Ambos viraram réus, assim como a esposa de Mohamad, Silvana Correa.

Mohamad, segundo as investigações do MP paulista, controlaria mais de50 postos de gasolina e de empresas do setor, que estariam em nome de laranjas.

Com base em informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, as autoridades paulistas dizem que os valores obtidos com o esquema iam para contas mantidas por pessoas ligadas a Mohamad. Só a esposa do empresário teria movimentado mais de 210 milhões de reais em seis anos. 

O grupo tem buscado alternativas. Como mostrou o Bastidor, Armando Houssein Ali Mourad, irmão de Mohamad, adquiriu parte da planta da massa falida da Ibrasol, uma companhia de combustíveis, em Araras, interior de São Paulo. No setor, a movimentação da Europa Produtos de Petróleo S/A é vista como uma forma de Mohamad contornar a suspensão da Copape.

Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais