Os 400 problemas da Copape

Alisson Matos
Publicada em 05/02/2025 às 13:10
As autuações atingem a própria Copape, empresas associadas a ela e postos de combustíveis. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Copape, empresa de petróleo e gás natural investigada pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de ligação com o PCC, é alvo direto ou indireto de cerca de 400 autos de infração da ANP, a Agência Nacional de Petróleo. Desconhece-se outro grupo que tenha recebido tantas autuações na história da agência. 

Dados da ANP, a que o Bastidor teve acesso, mostram que as autuações atingem a própria Copape, empresas associadas a ela e postos de combustíveis nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Os motivos para as infrações são múltiplos. Há casos de descumprimento de normas, falhas no controle de qualidade, comercialização de gasolina e etanol adulterados, além de fraude nas bombas.

A principal autuação, de julho do ano passado, revogou a outorga de funcionamento da Copape após a empresa infringir regras na comercialização, no exercício da atividade e no armazenamento de combustível. O recurso da empresa nesse caso deve ser julgado ainda nesta quarta pelos diretores da ANP. 

Os números superlativos de autuações, assim como a gravidade de boa parte deles, indicam ser improvável que a ANP reveja sua decisão de suspender as atividades da Copape. Muitos dos casos correm em sigilo na ANP. Para a maioria, contudo, ainda cabe recurso. As punições variam entre multas, suspensão das atividades e revogação da autorização para funcionamento.

Desde o ano passado, a Copape tenta reverter a decisão da ANP, que impede a empresa de exercer atividades de formulação e distribuição e de atuar como agente de comércio exterior. O órgão argumenta que levou em consideração uma série de irregularidades praticadas pelo grupo. A empresa tenta suspender a decisão de ANP na Justiça, mas, até agora, acumula derrotas.

Os problemas da Copape vão além da ANP. Também no ano passado, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia em que acusa a empresa e a distribuidora Áster, do mesmo grupo, de sonegarem cerca de 1 bilhão de reais em impostos.

Segundo os promotores, os esquemas de fraudes fiscais aumentaram a concorrência desleal em redes de postos de gasolina. A Justiça acolheu a denúncia.

As fraudes, de acordo com a acusação, consistiam em importar gasolina como se fosse nafta, uma matéria-prima derivada do petróleo. A entrada do produto no Brasil era registrada no Tocantins, por meio da empresa Terra Nova Trading, e não em São Paulo, onde a Copape e a Áster estão localizadas. A manobra fiscal reduzia a base de cálculo de tributos de 25% para 1%.

Formalmente, a empresa tem como dono Renato Steinle Camargo. Mohamad Hussein Mourad, apontado pelo MP como dono oculto, aparece como “consultor”. Ambos viraram réus, assim como a esposa de Mohamad, Silvana Correa.

Mohamad, segundo as investigações do MP paulista, controlaria mais de50 postos de gasolina e de empresas do setor, que estariam em nome de laranjas.

Com base em informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, as autoridades paulistas dizem que os valores obtidos com o esquema iam para contas mantidas por pessoas ligadas a Mohamad. Só a esposa do empresário teria movimentado mais de 210 milhões de reais em seis anos. 

O grupo tem buscado alternativas. Como mostrou o Bastidor, Armando Houssein Ali Mourad, irmão de Mohamad, adquiriu parte da planta da massa falida da Ibrasol, uma companhia de combustíveis, em Araras, interior de São Paulo. No setor, a movimentação da Europa Produtos de Petróleo S/A é vista como uma forma de Mohamad contornar a suspensão da Copape.

Decisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli

Leia Mais

Barroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino

Leia Mais

Beneficiado pela profusão de candidatos na direita, Lula lidera pesquisa Quaest para 2026

Leia Mais

Na abertura do ano do Judiciário, presidente do Supremo dispara indiretas para o Congresso

Leia Mais

Com nova direção do Congresso, STF suspende pagamentos e faz exigências sobre emendas pix

Leia Mais

Dirigentes e parlamentares do União Brasil, embora neguem, já discutem saída do governo em 2026

Leia Mais

A aposta de Lula

02/02/2025 às 06:00

Lula incentiva o discurso de defesa da democracia em meio à expectativa de denúncia contra Bolsonaro

Leia Mais

Hugo Motta é eleito como previsto e faz discurso com referências extravagantes a Ulysses Guimarães

Leia Mais

Com articulação de Ciro Nogueira, Hugo Motta vence e mantém centrão no comando da Câmara

Leia Mais

Outrora candidato apoiado por Lira, Elmar Nascimento termina eleição da Câmara com a 2ª vice.

Leia Mais

Davi até 2027

01/02/2025 às 15:59

Sem surpresas, Alcolumbre é eleito novamente para comandar o Senado pelos próximos dois anos

Leia Mais

Artífice do avanço do União Brasil consolida poder com a eleição de Alcolumbre ao comando do Senado

Leia Mais

Daniella Ribeiro será a primeira-secretária do Senado; Paraíba ganha força em Brasília

Leia Mais

O foguete deu ré

01/02/2025 às 12:04

Bancada do PL enquadra Marcos Pontes pela candidatura dele à Presidência do Senado.

Leia Mais

Lula se reúne com Alcolumbre e Motta para tratar de orçamento e reforma ministerial

Leia Mais