O curto-circuito político no TCU

Redação
Publicada em 20/04/2022 às 14:25
Dantas emplacou ex-chefe de gabinete no Cade após ameaçar o governo com a suspensão do julgamento. Foto: UOL/Folhapress

Se o exame fosse meramente técnico, o processo no TCU que analisa a venda da Eletrobras poderia terminar hoje - ou já teria se encerrado há meses. Aliado de Lula e Renan Calheiros, o ministro Vital do Rêgo, porém, já adiantou que pedirá vista mais uma vez. Se adiar seu voto por dois meses, como pretende, provavelmente inviabilizará a privatização da Eletrobras neste ano. É o que desejam ele e o ministro Bruno Dantas, seu aliado no TCU. 

Ambos integram o mesmo grupo político: o MDB do Senado, hoje sócio do PT. Compartilham métodos, não apenas ideologia. A primeira vez em que os dois atuaram para pedir vista do processo rendeu benesses junto ao governo que dizem detestar. Extraíram do Planalto a promessa de nomeações estratégicas no Cade e no Judiciário.

Deu certo. Após ameaçar travar a venda da Eletrobras, Dantas conseguiu do governo o compromisso de que a indicação de Alexandre Barreto para o Cade seria aprovada no Senado. O nome estava parado há meses. Havia enorme resistência entre os senadores. Mas o Planalto, com o aval do ministro Jorge Oliveira (hoje próximo a Dantas), agiu e cumpriu o combinado. Articulou com sucesso a aprovacão de Barreto, confirmada há duas semanas. O novo superintendente do órgão concorrencial foi chefe de gabinete do ministro do TCU antes de fazer sua primeira passagem (como conselheiro) na entidade que fiscaliza as disputas no mercado.

A tática usada por Dantas foi a mesma que funcionou com o ministro Vital do Rêgo. Como o Bastidor revelou, Vital (com ajuda de Dantas), pediu vista do processo que analisa a privatização da Eletrobras. Devolveu os autos ao plenário depois de receber do governo a garantia de que emplacaria um aliado na Justiça Eleitoral da Paraíba. O Planalto cumpriu sua parte do acordo e nomeou o desembargador. Vital levou seu voto aos colegas. Perdeu por seis a um.

Hoje, a história se repete. E o grupo tenta se aproximar e obter o apoio de Antônio Anastasia, justamente o ministro que enfrentou a candidata do grupo no Senado, Katia Abreu.

Credores pedem falência e denunciam fraude para aprovar plano com deságio de 99% nas dívidas

Leia Mais

Tatiane Carvalho reforça suspeita de que Guimar Alves usa laranjas como sócios para fugir de dívidas

Leia Mais

PGR denuncia ministro das Comunicações ao Supremo por desvio de dinheiro de emendas parlamentares

Leia Mais

Presidente do Banco Central será ouvido em investigação sobre apostas digitais no Senado

Leia Mais

Depois de ser criticado, Hugo Motta diz que anistia não é prioridade para o Brasil

Leia Mais

Governador Ronaldo Caiado usou jato operado pelo governo de Goiás para ir a ato de Bolsonaro em SP

Leia Mais

Em ato na Avenida Paulista, ex-presidente ataca STF e diz que vai disputar a presidência em 2026

Leia Mais

Ministro pede vista e suspende julgamento que está empatado e pode livrar Palocci na Lava Jato

Leia Mais

Caiado esvaziado

04/04/2025 às 18:24

O lançamento da pré-candidatura à presidência não contou com os grandes nomes do União Brasil

Leia Mais

Justiça condena por lavagem executivo do grupo ítalo-argentimo que pagou propina na Petrobras

Leia Mais

Yes, we can

04/04/2025 às 13:10

JBS perde no STJ e Tinto mantém andamento de ação nos EUA para apurar esvaziamento de patrimônio

Leia Mais

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal antecipa em uma semana julgamento de Núcleo 2 do golpe

Leia Mais

Ministro é alvo de pressão, mas é poupado em reunião que o presidente Lula teve com senadores

Leia Mais

Juízes concederam liminares à distribuidora sem considerar fatos apontados pelo governo de São Paulo

Leia Mais

STJ define que disputa entre J&F e Paper pela Eldorado Celulose fica em Três Lagoas (MS)

Leia Mais