Conselheiros do Cade estão incomodados com demora para julgar caso da Oi

Brenno Grillo
Publicada em 27/10/2021 às 06:00
Foto: Fotoarena/Folhapress

Quatro conselheiros do Cade estão incomodados com a demora da Superintendência-Geral do órgão para liberar o caso da Oi. O processo completa hoje 218 dias sob análise do departamento, que apresentou ontem (26) pedido para prorrogar por 90 dias o prazo para o julgamento do processo.

O caso da Oi foi parar no Cade depois que Vivo, Tim e Claro decidiram comprar a área de telefonia móvel da empresa em recuperação judicial. A Superintendência-Geral do órgão já declarou que a operação é complexa, pois há grandes chances de concentração de mercado, e pediu mais informações - esse argumento foi repetido para pedir a extensão do prazo.

O órgão julgador do Cade é formado pelo presidente, Alexandre Cordeiro, e seis conselheiros: Lenisa Rodrigues Prado, Luis Henrique Bertolino Braido, Luiz Augusto Azevedo de Almeida Hoffmann, Paula Farani de Azevedo Silveira e Sérgio Costa Ravagnani.

Há uma vaga aberta - que era de Mauricio Oscar Bandeira Maia - desde julho deste ano. Jair Bolsonaro indicou Gustavo Augusto Lima, que aguarda a avaliação de seu nome no Senado.

O tempo total para análise - que compreende investigação e julgamento - permitido pelo regimento do Cade é 330 dias. Depois disso, o caso é aprovado automaticamente.

O incômodo dos quatro integrantes do Cade se dá porque há um acordo de cavalheiros dentro do órgão para que nenhuma análise ultrapasse 180 dias. Segundo uma fonte do Cade, a demora seria uma estratégia para que o caso chegue ao colegiado com pouco tempo para ser apreciado, prejudicando a discussão de medidas para impedir eventuais concentrações de mercado.

Apesar da previsão de extensão formal do prazo, outra fonte do Cade com poder decisório garante que o caso da Oi será definido em até 30 dias, conforme noticiou o Bastidor. A Superintendência-Geral do órgão é ocupada interinamente por Diogo Thomson de Andrade, superintendente-adjunto do Cade desde 2012.

Bolsonaro indicou Alexandre Barreto, ex-presidente do Cade, para ser o novo superintendente-geral. Ele, assim como Lima, aguarda a análise do seu nome pelo Senado.

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 2,4 milhões de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais

Dino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia

Leia Mais

Não pode pagar

25/06/2025 às 12:52

Rombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais

Leia Mais

Augusta ousadia

25/06/2025 às 11:43

Três são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.

Leia Mais

No limbo da PGR

25/06/2025 às 06:00

PGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista

Leia Mais

Fim de voo

24/06/2025 às 19:37

Anac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais

Leia Mais

Sem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid

Leia Mais

Revés no Amapá

24/06/2025 às 15:15

Justiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe

Leia Mais

1ª Turma do STJ decide que empresas de mesmo grupo podem responder por crimes de coligada

Leia Mais

Ações contra advogado de empreiteiras da Lava Jato é encerrada pela 13ª Vara Federal de Curitiba

Leia Mais

Apaga tudo

23/06/2025 às 21:57

Defesa de Sérgio Cabral pede anulação de todos os atos do juiz Marcelo Bretas, aposentado pelo CNJ

Leia Mais

A defesa da defesa

23/06/2025 às 14:49

OAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara

Leia Mais