As Pratesbras

Samuel Nunes
Publicada em 02/01/2023 às 14:45
Jean Paul Prates terá que explicar à diretoria da Petrobras as ligações com empresas de consultoria na área de petróleo e gás Foto: José Luiz Tavares/Futura Press/Folhapress

Anunciado como futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates tem de driblar mais do que Lei das Estatais para assumir o cargo. Prates é sócio de diversas empresas do setor de consultoria de óleo e gás, mesmo ramo da estatal.

O nome de Prates não aparece diretamente no contrato social, mas por meio de holdings que pertencem a ele e são sócias das empresas.

É o caso da Expetro Consultoria em Recursos Naturais LTDA. O único sócio pessoa física é Gustavo José dos Santos Frickmann, citado como administrador. Outras duas empresas participam da sociedade, a Singleton  Participacoes Imobiliarias Ltda e a  Atma - Sociedade Gestora De Participacoes Sociais Ltda. Ambas pertencem a Prates.

A situação é similar à que viveu Adriano Pires. Indicado por Jair Bolsonaro em abril para comandar a Petrobras, ele desistiu do posto por ser sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria que atua no ramo de energia, no qual a Petrobras atua.

Prates não esconde sua proximidade com a Expetro. Em seu perfil no LinkedIn consta que ele é líder do conselho da empresa há 11 anos e 11 meses. Ele afirma que já atuou diretamente com mais de 50 companhias interessadas em ingressar no mercado brasileiro de petróleo.

Uma empresa que não consta nas redes sociais de Prates é a Bioconsultants Consultoria em Recursos Naturais e Meio Ambiente Ltda: ele é sócio dela por meio da Singleton. Aberta em 2009, a Bioconsultants atende pelo nome fantasia de CRN-Bio e o sócio o coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Hugo Alexandre Meneses Fonseca.

O site oficial detalha que a CRN-Bio firmou contrato com várias empresas do setor energético. No perfil de Fonseca consta que ele deixou o cargo de CEO da CRN-Bio em 2005, embora ainda conste como um dos donos.

Uma terceira empresa ligada a Prates é a Praxis Brasil Consultoria de Investimentos Ltda - que, segundo a Receita Federal, atua com gestão empresarial e imobiliária. O senador participa da companhia por meio da Atma, que está ativa, mas não tem site.

Assim como nas outras empresas, o senador não é o único dono da Praxis: divide as tarefas com o empresário Sérgio Caetano Leite, que consta como sócio-administrador. Leite, que foi um dos subsecretários do Consórcio do Nordeste durante a crise da fraude dos respiradores, também é sócio de Prates na Singleton e na Atma.

O empresário Leite também foi dono de outras três empresas: a Nova Combustível, ERN Empresa de Recursos Naturais e a Kbizz - esta última tem ligação com Prates via Atma. Todas fecharam as portas, sendo que as duas últimas por omissão de declarações ao fisco.

Mas a falta de prestação de contas à Receita Federal não é exclusividade de Leite. Prates passou pelo mesmo problema do sócio com uma de suas empresas. A Carcará Petróleo Ltda fechou as portas, ao menos legalmente, por omissão de declarações à Receita Federal.

Outro lado

Procurado, o senador respondeu que já se desligou das empresas citadas, nos casos em que ainda estão ativas, embora isso não conste nos dados da Receita Federal. Também informou que o uso de holdings para administrá-las teve como objetivo facilitar a saída da administração, se isso fosse necessário.

O senador disse que a decisão de criar as holdings foi tomada a partir da sugestão de contadores, já que ele precisou se desincompatibilizar das funções das empresas nos períodos em que foi secretário de estado no Rio Grande do Norte.

Lula demite Silvio Almeida, suspeito de assédio sexual à colega Anielle Franco

Leia Mais

Corte estendeu alcance de julgamentos apenas digitais, mas houve resistência.


Leia Mais

STF mantém processos contra Marcelo Odebrecht, mas anula atos da Lava Jato

Leia Mais

Ministro tenta emplacar aliado no comando da agência; ha preocupação no setor de gás.

Leia Mais

Brasileiro é condenado a 16 anos de prisão por preparar atos contra instalações judaicas

Leia Mais

Fundo pede comprovação de que advogado da J&F não perdeu prazo para manifestação no STF

Leia Mais

Wadih Damous está cada vez mais isolado no Ministério da Justiça

Leia Mais

Diligente Beltrão

05/09/2024 às 23:30

Deputado do PP vai ao TCU e usa argumentos dos irmãos Batista para melar venda da Eldorado à Paper

Leia Mais

Paulo Gonet se manifesta contra envio de cópia do inquérito das fake news para Raul Araújo, no TSE.

Leia Mais

Candidato a prefeito de Teresina pelo PT é investigado por desvio de recursos durante a pandemia

Leia Mais

Sem acesso

05/09/2024 às 16:34

Starlink bloqueia X no Brasil após determinação do STF e alerta da Anatel.

Leia Mais

Milagre no TCU

05/09/2024 às 16:23

Após revelação do Bastidor, ministro Jhonatan de Jesus libera processo sobre disputa da Eldorado

Leia Mais

Decisão de Alexandre de Moraes, que suspendeu o X, motiva protestos da oposição no Congresso.

Leia Mais

O golpe da multa

05/09/2024 às 14:35

STF afirma que mensagens cobrando multa por uso de VPN são falsas e alerta para tentativas de golpe.

Leia Mais

Alguns aliados de Lula demonstram receio com possível vitória de deputado para presidir a Câmara

Leia Mais