As Pratesbras
Anunciado como futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates tem de driblar mais do que Lei das Estatais para assumir o cargo. Prates é sócio de diversas empresas do setor de consultoria de óleo e gás, mesmo ramo da estatal.
O nome de Prates não aparece diretamente no contrato social, mas por meio de holdings que pertencem a ele e são sócias das empresas.
É o caso da Expetro Consultoria em Recursos Naturais LTDA. O único sócio pessoa física é Gustavo José dos Santos Frickmann, citado como administrador. Outras duas empresas participam da sociedade, a Singleton Participacoes Imobiliarias Ltda e a Atma - Sociedade Gestora De Participacoes Sociais Ltda. Ambas pertencem a Prates.
A situação é similar à que viveu Adriano Pires. Indicado por Jair Bolsonaro em abril para comandar a Petrobras, ele desistiu do posto por ser sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria que atua no ramo de energia, no qual a Petrobras atua.
Prates não esconde sua proximidade com a Expetro. Em seu perfil no LinkedIn consta que ele é líder do conselho da empresa há 11 anos e 11 meses. Ele afirma que já atuou diretamente com mais de 50 companhias interessadas em ingressar no mercado brasileiro de petróleo.
Uma empresa que não consta nas redes sociais de Prates é a Bioconsultants Consultoria em Recursos Naturais e Meio Ambiente Ltda: ele é sócio dela por meio da Singleton. Aberta em 2009, a Bioconsultants atende pelo nome fantasia de CRN-Bio e o sócio o coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Hugo Alexandre Meneses Fonseca.
O site oficial detalha que a CRN-Bio firmou contrato com várias empresas do setor energético. No perfil de Fonseca consta que ele deixou o cargo de CEO da CRN-Bio em 2005, embora ainda conste como um dos donos.
Uma terceira empresa ligada a Prates é a Praxis Brasil Consultoria de Investimentos Ltda - que, segundo a Receita Federal, atua com gestão empresarial e imobiliária. O senador participa da companhia por meio da Atma, que está ativa, mas não tem site.
Assim como nas outras empresas, o senador não é o único dono da Praxis: divide as tarefas com o empresário Sérgio Caetano Leite, que consta como sócio-administrador. Leite, que foi um dos subsecretários do Consórcio do Nordeste durante a crise da fraude dos respiradores, também é sócio de Prates na Singleton e na Atma.
O empresário Leite também foi dono de outras três empresas: a Nova Combustível, ERN Empresa de Recursos Naturais e a Kbizz - esta última tem ligação com Prates via Atma. Todas fecharam as portas, sendo que as duas últimas por omissão de declarações ao fisco.
Mas a falta de prestação de contas à Receita Federal não é exclusividade de Leite. Prates passou pelo mesmo problema do sócio com uma de suas empresas. A Carcará Petróleo Ltda fechou as portas, ao menos legalmente, por omissão de declarações à Receita Federal.
Outro lado
Procurado, o senador respondeu que já se desligou das empresas citadas, nos casos em que ainda estão ativas, embora isso não conste nos dados da Receita Federal. Também informou que o uso de holdings para administrá-las teve como objetivo facilitar a saída da administração, se isso fosse necessário.
O senador disse que a decisão de criar as holdings foi tomada a partir da sugestão de contadores, já que ele precisou se desincompatibilizar das funções das empresas nos períodos em que foi secretário de estado no Rio Grande do Norte.
Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia MaisDesaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento
Leia MaisMinistro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão
Leia MaisDoleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato
Leia MaisLaranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia Mais