Alguns bilhões ou adeus

Brenno Grillo
Publicada em 03/12/2024 às 06:00
Processo pautado para sessão desta terça pode impactar distribuidoras de energia em 10 bilhões de reais. Foto: Aneel/Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica pautou para esta terça-feira (3) o julgamento de um processo que pode custar cerca de 10 bilhões de reais às distribuidoras de energia. O caso discute a necessidade de aportes financeiros nessas concessionárias para cumprimento de metas estabelecidas nos contratos.

O julgamento começou em 12 de novembro e já há maioria quanto à necessidade dos aportes. Falta decidir o prazo. Por conta disso, já ocorreram dois adiamentos, nas sessões de 19 e 26 de novembro. O relator, diretor Fernando Mosna, sugeriu 90 dias, a contar da decisão. Foi acompanhado integralmente pelo colega Ricardo Tili. Mas a diretora Agnes Costa quer 180 dias. Ela argumenta ser impossível para as empresas levantarem as cifras em 90 dias.

A questão do prazo é decisiva porque a Aneel começa a discutir os novos contratos de concessão em maio de 2025 - ou seja, daqui menos de 180 dias -, e apenas empresas regularizadas poderão participar. Assim, quem não levantar o dinheiro dos aportes junto aos controladores e acionistas a tempo estará em situação irregular e será impedido de disputar novos contratos.

Caso a questão seja decidida nesta terça-feira, a empresa que mais gastará é a Light, que precisará receber uma injeção de capital de 4,3 bilhões de reais. Em segundo lugar vem a Enel Rio, com 2,8 bilhões de reais. As outras empresas afetadas diretamente são Energisa Rondônia, Neoenergia Brasília, Energisa Acre e Neoenergia, que precisarão receber aportes de 1,5 bilhão de reais, 1,1 bilhão de reais, 430 milhões de reais e 124 milhões de reais, respectivamente.

Desistir para renovar

Uma das exigências para renovação contratual, ou obtenção de novos contratos, é desistir de processos movidos contra a União por questões envolvendo as concessões e multas judicializadas. Uma das empresas que mais faz pressão contra a obrigação de desistir das multas é a Equatorial Energia, que tem contratos em Maranhão, Rio Grande do Sul, Piauí, Pará, Amapá, Goiás e Alagoas.

O motivo por trás da pressão da Equatorial Energia são problemas enfrentados pela empresa nos últimos anos. Em outubro, a Aneel multou a companhia em 8,3 milhões de reais por falhas no serviço em Macapá. No Piauí, em abril de 2023, a Equatorial foi alvo de CPI pela Assembleia Legislativa por cobranças extras não justificadas na conta de luz.

Esse descompasso motivou a Aneel a fazer uma audiência pública em outubro para discutir a política de faturamento da Equatorial. A empresa disse não ter feito nada de errado, pois avisou os clientes sobre a cobrança.

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais

Alcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad

Leia Mais

Pare o leilão

16/06/2025 às 12:10

MPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas

Leia Mais

Pesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula

Leia Mais

Ministro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram

Leia Mais

TCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento

Leia Mais