Pedidos confirmados
O presidente Lula designou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para ouvir quais são as demandas da bancada do União Brasil na Câmara. Ouviu do deputado Elmar Nascimento que o partido quer, além de Celso Sabino no lugar de Daniela Carneiro no Turismo, o comando da Embratur, hoje presidida por Marcelo Freixo (PT-RJ).
Costa e Nascimento, adversários na Bahia, se encontraram nesta semana e os pedidos não pararam aí. O União Brasil, que tem o Ministério das Comunicações com Juscelino Filho, também deseja a presidência dos Correios - hoje com Fabiano Silva, próximo ao grupo Prerrogativas, ligado ao PT.
Como mostrou o Bastidor, o Palácio do Planalto teme que ceder os órgãos ao União Brasil possa abrir a porteira para que outros partidos pressionem por tratamento semelhante. A demora da troca no Ministério do Turismo se dá justamente por esse motivo e por uma saída que possa atender a atual ministra e seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos).
A escolha de Costa para negociar com Nascimento é uma forma, segundo petistas, do governo mostrar que a relação com o Congresso tende a mudar. Os dois são adversário na Bahia e o ministro da Casa Civil barrou a indicação do líder do União Brasil como ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.
A Costa também se atribui a demora em liberar indicações de aliados e emendas parlamentares. Em sua visão, atender demandas do Centrão - liberação de emendas, indicação de cargos - pode até resolver problemas atuais, mas não poupará o governo de dificuldades no futuro.
Nas duas pontas
Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores
Leia MaisGoverno congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal
Leia MaisComissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar
Leia MaisParte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal
Leia MaisGoverno publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d
Leia MaisSem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro
Leia MaisBrigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas
Leia MaisIndiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair
Leia MaisCNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores
Leia MaisCCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos
Leia MaisEm meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras
Leia MaisTribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista
Leia MaisJustiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida
Leia MaisMoraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.
Leia MaisSTF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas
Leia Mais