Paes sem paz
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu mais 60 dias para que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal encerrem um inquérito aberto contra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ). Na mesma decisão, o magistrado negou um pedido da defesa dos dois, para que o caso fosse arquivado.
Os dois políticos são suspeitos de terem recebido propina da Odebrecht, por meio de doações de campanha irregulares. O caso veio à tona com as delações realizadas por executivos da empresa e decorrem do acordo de leniência firmado entre a companhia e o poder público.
Mendonça afirmou que o caso é bastante complexo e houve diversas intercorrências durante o andamento das investigações. Por isso, a apuração tem se arrastado a passos lentos, desde 2017. Para a defesa do prefeito, essa demora é inaceitável.
Por esse mesmo motivo, Mendonça afirmou que esta será a última vez que determinará a prorrogação do prazo. Os investigadores terão que encerrar os trabalhos, enquanto o MPF precisará avaliar se apresenta ou não uma denúncia contra Paes e Pedro Paulo.
Curiosamente, porém, Mendonça não tratou na decisão sobre a ordem do colega, ministro Dias Toffoli, de considerar imprestáveis todas as provas da delação dos executivos da Odebrecht.
Outro ponto importante a ser destacado é que o encerramento do inquérito se dará em maio, quando a campanha para a reeleição de Paes já estará ainda mais avançada. Uma eventual denúncia poderá municiar os opositores do prefeito às vésperas da disputa.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais