O combustível do crime

Karen Couto
Publicada em 06/02/2025 às 12:37
Ministro da Justiça Ricardo Lewandoski anunciou também a formação de um grupo de inteligência sobre o tema Foto: Jamile Ferraris / MJSP

O Ministério da Justiça determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar a atuação do crime organizado no setor de combustíveis. O foco da medida, anunciada pelo ministro Ricardo Lewandowski, é combater cartéis e a infiltração criminosa na distribuição dos produtos.

Segundo o ministro, grupos criminosos usam postos de combustíveis para lavagem de dinheiro e outras práticas ilegais. Estima-se que mais de mil estabelecimentos estejam sob controle dessas organizações, o que compromete a livre concorrência, afeta preços e prejudica consumidores.

Como vem mostrando o Bastidor, um dos exemplos de suspeita de infiltração criminosa no setor é a Copape, investigada pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de ligação com o PCC, uma das maiores facções criminosas do país.

Será criado um subgrupo permanente de inteligência, que reunirá órgãos federais e especialistas para troca de informações estratégicas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) participará da iniciativa para coibir a prática de cartel e outros crimes econômicos.

As medidas fazem parte do trabalho do Núcleo de Combate ao Crime Organizado, criado pelo Ministério da Justiça em janeiro. O grupo atua na coleta e análise de informações sobre organizações criminosas.

Sob governo Trump, Google também elimina metas de diversidade e reavalia programas de inclusão

Leia Mais

Governo amplia prazo do consignado do INSS de 84 para 96 meses; mudança entra em vigor nesta semana

Leia Mais

Diretor da Aneel pode emplacar solução a favor da compra da Amazonas Energia pelos Batista

Leia Mais

Empresa investigada por suposta ligação com PCC é alvo de mais de 400 autuações na ANP

Leia Mais

Penduricalhos pagos a 23 membros do Tribunal de Contas de São Paulo custam mais de 1 milhão de reais

Leia Mais

Castro escapa

04/02/2025 às 22:27

TRE rejeita segundo pedido de cassação do governador do Rio por irregularidades na campanha

Leia Mais

Órgão liderado por Jorge Messias não contesta como poderia operação de venda da Amazonas para Âmbar

Leia Mais

Ministro convoca audiência para cobrar transparência na execução de emendas parlamentares

Leia Mais

Decisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli

Leia Mais

Barroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino

Leia Mais

Beneficiado pela profusão de candidatos na direita, Lula lidera pesquisa Quaest para 2026

Leia Mais

Na abertura do ano do Judiciário, presidente do Supremo dispara indiretas para o Congresso

Leia Mais

Com nova direção do Congresso, STF suspende pagamentos e faz exigências sobre emendas pix

Leia Mais

Dirigentes e parlamentares do União Brasil, embora neguem, já discutem saída do governo em 2026

Leia Mais

A aposta de Lula

02/02/2025 às 06:00

Lula incentiva o discurso de defesa da democracia em meio à expectativa de denúncia contra Bolsonaro

Leia Mais