Militares querem Barra Torres na política

Diego Escosteguy
Publicada em 14/01/2022 às 15:58
Foto: Raul Spinassé/Folhapress

O grupo de militares próximo ao general Carlos Alberto dos Santos Cruz, desafeto de Jair Bolsonaro com influência na caserna, quer levar à política o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Eles acreditam que a resposta firme do diretor à investida recente do presidente contra a agência expôs virtudes militares esquecidas em tempos de bolsonarismo. Referem-se à honra, ao compromisso com a verdade e ao respeito às instituições. Barra Torres é contra-almirante e médico.

Santos Cruz e seus aliados avaliam que a imagem dos militares perante a opinião pública precisa ser urgentemente reabilitada. Calculam que o comportamento de Barra Torres à frente da Anvisa pode ser usado como exemplo nesse esforço.

Para esses militares, Barra Torres seria um bom candidato ao Senado ou à Câmara. Ou, se não topasse abdicar de seu mandato na Anvisa e concorrer a algum cargo em 2022, seria um ótimo ativo para endossar candidatos de origem militar e, no limite, Sergio Moro.

Há uma contradição intrínseca a esse cálculo político. O prestígio conquistado no último ano por Barra Torres advém precisamente do fato de ter fugido de decisões ou falas políticas. Recebeu elogios pelo comportamento técnico e de proteção da autonomia dos servidores da Anvisa. Venceu lentamente resistências e desconfianças ao agir de modo contrário às expectativas do presidente que o indicou ao cargo.

Se Barra Torres adentrar a vida política, ainda que apenas demonstrando apoio a um ou a outro candidato, provavelmente perderá sua credibilidade. A da Anvisa seria corroída, talvez na mesma proporção. Basta rememorar o mal-estar causado, entre servidores da agência, quando Barra Torres topou participar, ainda no ano passado, de uma das lives de Bolsonaro.

O grupo entusiasmado com o desempenho de Barra Torres, contudo, não enxerga o cenário político desse modo. Pretende sondar o contra-almirante.

Não há, porém, perspectiva de que a articulação possa prosperar. A interlocutores, o presidente da Anvisa assegura de modo peremptório que não abandonará o mandato nem aceitará ser peça voluntária nas eleições deste ano.

Exclusivo

Uma dezena de fintechs suspeitas

04/07/2025 às 18:27

Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário

Leia Mais

Moraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15

Leia Mais
Exclusivo

Uma fintech suspeita

03/07/2025 às 23:57

Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento

Leia Mais
Exclusivo

O roubo de 3 bilhões de reais

03/07/2025 às 23:46

Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país

Leia Mais
Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais

Empresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias

Leia Mais

Falta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário

Leia Mais

Juízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa

Leia Mais

Pesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro

Leia Mais
Exclusivo

Ataque ao sistema financeiro

01/07/2025 às 23:06

PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário

Leia Mais

Durou uma semana

01/07/2025 às 21:59

TRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá

Leia Mais

TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas

Leia Mais

IOF no Supremo

01/07/2025 às 13:00

AGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto

Leia Mais