Lula queima a largada

Samuel Nunes
Publicada em 02/05/2024 às 14:54
Lula coloca desgaste desnecessário em Boulos ao pedir votos ao pré-candidato, durante evento com sindicalistas Foto: Roberto Casimiro /Fotoarena/Folhapress

Pelo menos três partidos já ingressaram com pedidos de investigação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), por propaganda eleitoral antecipada. Novo, MDB e PSDB querem que a dupla seja condenada pelo crime, depois do discurso do presidente no ato do Dia do Trabalhador, realizado na quarta-feira (1º), em São Paulo.

Na ocasião, Lula pediu aos presentes que votassem em Boulos para prefeito de São Paulo, nas eleições deste ano. O presidente repetiu o mesmo erro que cometeu em 2010, quando solicitou aos participantes do mesmo evento que votassem na então pré-candidata Dilma Rousseff, que concorreria à Presidência da República.

O pedido do Novo foi o primeiro a ser analisado pela Justiça Eleitoral, que determinou a retirada de todos os vídeos publicados em que o presidente fez menção a Boulos. O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci mandou que Lula e o YouTube apaguem os vídeos em um prazo de 24 horas. As demais solicitações ainda não foram analisadas pela Justiça.

O presidente e o deputado ainda foram intimados a se manifestar. Logo em seguida, o magistrado já deverá emitir uma sentença de mérito. Em caso de condenação, podem ser obrigados a pagar multa de até 25 mil reais.

A fala de Lula gerou uma repercussão negativa imediata. Horas depois do discurso, as redes sociais mantidas pela Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal retiraram os vídeos mostrando Lula pedindo votos a Boulos.

A atitude do presidente deve gerar um desgaste desnecessário nessa fase de pré-campanha a Boulos. O deputado do PSOL tem aparecido nas pesquisas de intenção de voto com ligeira vantagem contra o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Até aqui, a tendência é que os dois polarizem a disputa paulistana.

Exclusivo

Nas duas pontas

23/05/2025 às 06:00

Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores

Leia Mais

Governo congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal

Leia Mais

Governo publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d

Leia Mais

Sem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro

Leia Mais

Brigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas

Leia Mais

Indiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair

Leia Mais

CNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores

Leia Mais

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos

Leia Mais

Em meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras

Leia Mais

As contas do Rui

20/05/2025 às 18:58

Tribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista

Leia Mais

Justiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida

Leia Mais

Dois se salvam

20/05/2025 às 18:04

Moraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.

Leia Mais

STF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas

Leia Mais

Indicações para ANP e Aneel ignoradas por Alexandre Silveira causaram crise com presidente do Senado

Leia Mais

Advogados de militares acusados de participar de golpe dizem que plano para matar Lula não era sério

Leia Mais