Juiz alvo da PF assessorava Humberto Martins
O juiz federal Augustino Lima Chaves pediu desligamento da assessoria da presidência do Superior Tribunal de Justiça. O magistrado é um dos investigados na Operação Skiagraphia, que apura um esquema que pode ter gerado cerca de 1 bilhão de reais em prejuízos à União.
Chaves atuava no STJ desde 2020. Na manhã desta sexta-feira, 20, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa dele, em Brasília. O pedido de desligamento foi aceito pelo presidente Humberto Martins. A revogação da portaria de convocação do juiz deve ser publicada até o fim do dia.
A Polícia Federal informou que ao menos mais um juiz participou do esquema, de 2012 a 2016. O segundo magistrado está aposentado. O nome dele não foi divulgado pelos investigadores. Também são investigados advogados, empresários e funcionários públicos federais.
O Bastidor não encontrou o contato do juiz Augustino Lima Chaves, nem da defesa dele. O espaço segue aberto para manifestações.
O grupo é suspeito de cometer diversas fraudes durante a condução de processos envolvendo alguns dos principais devedores da União. Entre as irregularidades apuradas estão a falsificação documental, com simulação de intimações à União nesses processos.
Os investigados devem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas somadas podem chegar a 42 anos de prisão.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais