Haddad isolado na área

Nonato Viegas
Publicada em 31/10/2023 às 15:00
Haddad tenta manter a credibilidade do governo na área econômica Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) aproveitou a reunião com líderes nesta terça (31), para reforçar o pedido para aprovarem as medidas que aumentem arrecadação. Haddad falou do aumento das despesas sem o correspondente na arrecadação.

A dificuldade dentro do próprio governo para sensibilizar os parlamentares tem irritado Haddad, que teve de engolir uma declaração de Lula de que o déficit zero não será alcançado. Como mostrou o Bastidor, na avaliação de integrantes da Fazenda a fala do presidente joga contra a articulação do ministro no Congresso.

Haddad tem em mãos dados que mostram que as despesas primárias do governo cresceram 5% em termos reais entre janeiro e setembro. Em contrapartida, não houve aumento de arrecadação que compensasse esta alta.

É com isso que ele pretende trabalhar no encontro que terá com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), planejado para ainda esta semana. Ele também discutirá a necessidade de medidas que ajudem no aumento da arrecadação com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Haddad anda preocupado e irritado com a pressão por mais gastos dentro do governo e no Congresso.

As despesas primárias incluem o aumento real do salário-mínimo e sua repercussão nos gastos previdenciários, no abono salarial e no seguro-desemprego; o aumento do Bolsa Família; aumento da participação no Fundeb e a compensação federal do piso da enfermagem.

Há, ainda, o PAC, o risco de as emendas obrigatórias ganharem um cronograma próprio, sem que o governo consiga controlar a liberação conforme a disponibilidade de caixa, e a possível obrigação com as emendas de comissão (uma espécie de novo orçamento secreto).

O ministro tentará sensibilizar os chefes do Congresso para que os projetos de lei que ajudam na arrecadação, quase que jogando sozinho, porque sabe que até o fim do ano corre sério risco de os parlamentares, com o apoio do próprio PT, contratarem mais gastos.

Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker

Leia Mais

De volta ao STJ

08/07/2025 às 14:28

Zanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos

Leia Mais

É a PF, Mano

08/07/2025 às 09:05

Policiais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas

Leia Mais

Justiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro

Leia Mais

Empresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM

Leia Mais
Exclusivo

11 anos por terrorismo

07/07/2025 às 17:26

Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico

Leia Mais

Trump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics

Leia Mais
Exclusivo

O cozinheiro do roubo

04/07/2025 às 19:34

Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras

Leia Mais
Exclusivo

Uma dezena de fintechs suspeitas

04/07/2025 às 18:27

Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário

Leia Mais

Moraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15

Leia Mais
Exclusivo

Uma fintech suspeita

03/07/2025 às 23:57

Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento

Leia Mais
Exclusivo

O roubo de 3 bilhões de reais

03/07/2025 às 23:46

Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país

Leia Mais
Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais