As Pratesbras

Samuel Nunes
Publicada em 02/01/2023 às 14:45
Jean Paul Prates terá que explicar à diretoria da Petrobras as ligações com empresas de consultoria na área de petróleo e gás Foto: José Luiz Tavares/Futura Press/Folhapress

Anunciado como futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates tem de driblar mais do que Lei das Estatais para assumir o cargo. Prates é sócio de diversas empresas do setor de consultoria de óleo e gás, mesmo ramo da estatal.

O nome de Prates não aparece diretamente no contrato social, mas por meio de holdings que pertencem a ele e são sócias das empresas.

É o caso da Expetro Consultoria em Recursos Naturais LTDA. O único sócio pessoa física é Gustavo José dos Santos Frickmann, citado como administrador. Outras duas empresas participam da sociedade, a Singleton  Participacoes Imobiliarias Ltda e a  Atma - Sociedade Gestora De Participacoes Sociais Ltda. Ambas pertencem a Prates.

A situação é similar à que viveu Adriano Pires. Indicado por Jair Bolsonaro em abril para comandar a Petrobras, ele desistiu do posto por ser sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria que atua no ramo de energia, no qual a Petrobras atua.

Prates não esconde sua proximidade com a Expetro. Em seu perfil no LinkedIn consta que ele é líder do conselho da empresa há 11 anos e 11 meses. Ele afirma que já atuou diretamente com mais de 50 companhias interessadas em ingressar no mercado brasileiro de petróleo.

Uma empresa que não consta nas redes sociais de Prates é a Bioconsultants Consultoria em Recursos Naturais e Meio Ambiente Ltda: ele é sócio dela por meio da Singleton. Aberta em 2009, a Bioconsultants atende pelo nome fantasia de CRN-Bio e o sócio o coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Hugo Alexandre Meneses Fonseca.

O site oficial detalha que a CRN-Bio firmou contrato com várias empresas do setor energético. No perfil de Fonseca consta que ele deixou o cargo de CEO da CRN-Bio em 2005, embora ainda conste como um dos donos.

Uma terceira empresa ligada a Prates é a Praxis Brasil Consultoria de Investimentos Ltda - que, segundo a Receita Federal, atua com gestão empresarial e imobiliária. O senador participa da companhia por meio da Atma, que está ativa, mas não tem site.

Assim como nas outras empresas, o senador não é o único dono da Praxis: divide as tarefas com o empresário Sérgio Caetano Leite, que consta como sócio-administrador. Leite, que foi um dos subsecretários do Consórcio do Nordeste durante a crise da fraude dos respiradores, também é sócio de Prates na Singleton e na Atma.

O empresário Leite também foi dono de outras três empresas: a Nova Combustível, ERN Empresa de Recursos Naturais e a Kbizz - esta última tem ligação com Prates via Atma. Todas fecharam as portas, sendo que as duas últimas por omissão de declarações ao fisco.

Mas a falta de prestação de contas à Receita Federal não é exclusividade de Leite. Prates passou pelo mesmo problema do sócio com uma de suas empresas. A Carcará Petróleo Ltda fechou as portas, ao menos legalmente, por omissão de declarações à Receita Federal.

Outro lado

Procurado, o senador respondeu que já se desligou das empresas citadas, nos casos em que ainda estão ativas, embora isso não conste nos dados da Receita Federal. Também informou que o uso de holdings para administrá-las teve como objetivo facilitar a saída da administração, se isso fosse necessário.

O senador disse que a decisão de criar as holdings foi tomada a partir da sugestão de contadores, já que ele precisou se desincompatibilizar das funções das empresas nos períodos em que foi secretário de estado no Rio Grande do Norte.

Punição de luxo

11/12/2024 às 11:24

Desembargadora acusada de vender sentenças é condenada por tomar parte do salário de servidores

Leia Mais

Regras para IA

10/12/2024 às 23:38

Senado aprova marco legal da Inteligência Artificial; projeto segue para a Câmara

Leia Mais

Afago ao sogro

10/12/2024 às 19:47

Paulo Dantas prestigia livro de Humberto Martins, cujo genro decidirá o destino do governador

Leia Mais

Senado sabatina e aprova três novos diretores do Banco Central indicados por Lula

Leia Mais

Haja vista

10/12/2024 às 17:22

Aneel acumula 30 pedidos de vista até o começo de novembro, sem detalhar situação de cada um

Leia Mais

Anatel e Fazenda firmam pacto para bloquear bets irregulares, mas não apontam ações práticas

Leia Mais

Midas na cadeia

10/12/2024 às 12:35

PF prende Marcos Moura, rei do lixo na Bahia e amigo de ACM Neto, por desvios em emendas

Leia Mais

Cirurgia vai impulsionar discussões de cenários em que Lula não será candidato à reeleição

Leia Mais
Um conteúdo Febraban

O contragolpe é seu

06/12/2024 às 00:01

Campanha da Febraban busca conscientizar cidadãos para prevenir golpes financeiros.

Leia Mais

Obras, voos atrasados e incidentes tornam o aeroporto de Congonhas um incômodo no fim do ano

Leia Mais

Gol lança plano de reestruturação em que pretende lançar novas ações no mercado para reduzir dívida.

Leia Mais

Pela segunda vez, Caixa escolhe empresa de acusado de manipular mercado para gerenciar microcrédito

Leia Mais

Dino não ajuda

09/12/2024 às 14:51

Ao rejeitar pedido da AGU, ministro mantém impasse entre governo e Congresso por emendas

Leia Mais

PGR contra Alckmin

09/12/2024 às 11:29

Paulo Gonet contesta decisão de Dias Toffoli que arquivou ação de improbidade contra vice

Leia Mais

Fica no Brasil

09/12/2024 às 06:00

Desembargador suspende licença para massa falida da Tinto recorrer à Justiça dos EUA contra JBS

Leia Mais

Cota premium

08/12/2024 às 10:40

Programa do CNJ para ampliar a diversidade na magistratura beneficia servidores com salários altos

Leia Mais