A festa antes do colapso
Enquanto os moradores de Maceió aguardam com ansiedade e medo os desdobramentos do possível colapso na mina 18 da Braskem, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), escolheu festejar. O chefe do Executivo participou, neste sábado (2), do casamento da filha, Paula Dantas, em um clube na orla da capital alagoana.
A festa reuniu boa parte da elite política de Alagoas – ao menos aquela alinhada ao governador. Um dos convidados de honra é o ministro dos Transportes, Renan Filho, que não hesitou em tirar fotos com convidados. O chefe da pasta viajou nesta semana ao estado por ordem do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, com o objetivo de acompanhar de perto os desdobramentos da crise em Maceió.
A viagem de Renan Filho a Alagoas, que deveria ter sido apenas a trabalho, foi inteiramente bancada pelos cofres públicos. O ministro voou a Maceió em um avião da Força Aérea Brasileira, na última quinta-feira (30). Na cidade, participou de reuniões e tentou angariar algum protagonismo político diante da crise, que também foi aproveitada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), adversário político da família Calheiros.
O casamento foi realizado a apenas 20 quilômetros do local da crise geológica. A noiva, Paula, também não é alheia à política. Ela é a atual secretária de 1ª Infância de Alagoas, além de presidir o PSB alagoano. No Instagram, alguns usuários reclamaram da falta de timing para a festa.
"Esse dia especial já tinha sido planejado com muito amor pela nossa família, mas saiba que seguimos permanentemente atentos a tudo relacionado ao caso Braskem. Temos equipes de prontidão para amparar todos os alagoanos caso precise. Contem com nosso Governo sempre", respondeu o governador a uma das usuárias indignadas com a postura da família Dantas.
O Bastidor mostrou nesta semana como Renan Filho, quando era governador, e Paulo Dantas, desde que assumiu, negligenciaram a crise provocada pela Braskem no estado. Portanto, a aflição da população maceioense não seria motivo para adiar a festa.
O posicionamento de Paulo Dantas e Renan Filho diante da crise da Braskem só mudou recentemente, depois que a prefeitura, comandada por João Henrique Caldas, desafeto do senador Renan Calheiros, firmou acordo com a petroquímica, que atingiu R$ 1,7 bilhão em reparações ao município. O parlamentar conseguiu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, em Brasília, para apurar os termos desse acordo.
Caso o colapso da mina 18 se concretize, como acreditam as autoridades de Defesa Civil, o desastre causado pela mineradora, que foi comandada por Renan Calheiros antes de ser adquirida pela Braskem, poderá aumentar ainda mais os efeitos daquele que é o maior desastre ambiental em área urbana do planeta.
Governo publica MP do reajuste dos servidores federais; percentuais variam conforme carreira
Leia MaisRui Costa reclamou da postura de Flávio Dino nas decisões que bloquearam as emendas parlamentares
Leia MaisCADE abre investigação sobre possível cartel no mercado financeiro que promove especulação do dólar
Leia MaisDino libera 370 milhões em emendas de comissão para cumprir piso constitucional da saúde
Leia MaisRui Costa e Alexandre Silveira comparecem à confraternização na Bahia e proximidade chama atenção
Leia MaisFlávio Dino nega pedido do Senado e mantém bloqueio de emendas de comissão
Leia MaisBanco Central arquiva pedido de autorização do T10 Bank para funcionar como instituição de pagamento
Leia MaisIrmã de "kid preto" tenta levar fones de ouvido a militar preso escondidos em caixa de panetone
Leia MaisAGU argumenta que decisão de Dino não é clara em alguns pontos e defende continuidade dos bloqueios
Leia MaisDiálogos mostram que corretora pode ter violado regras da CVM ao ofertar COE para cliente
Leia MaisEmpresas dizem que têm dificuldades em obter a certificação para oferecer jogos de cassino online
Leia MaisCâmara diz a Flávio Dino que cumpriu todas as regras sobre emendas parlamentares aprovadas a jato
Leia MaisAGU publica normativa que prioriza ações contra o governo cujo valor ultrapasse 1 bilhão de reais.
Leia MaisTrabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão são resgatados de obra da BYD na Bahia
Leia MaisMoraes manda prender ex-deputado Daniel Silveira de novo, por descumprimento das medidas restritivas
Leia Mais