União contra o PCC
Os ministérios públicos estaduais e da União terão 10 dias para cumprir uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que determina o compartilhamento de dados entre as instituições. A medida foi tomada em caráter de urgência, para tentar combater a participação de facções criminosas nas eleições deste ano.
O objetivo é que essas instituições repassem, umas às outras, dados de inteligência, sistemas e estratégias que estão realizando para impedir o avanço do crime organizado nos locais em que atuam. O CNMP também quer que os ministérios públicos promovam ações integradas durante o período eleitoral.
A ideia é evitar que as facções aproveitem esse período para financiar candidaturas e tentem comprar votos de eleitores. Para isso, o Ministério Público Eleitoral fica autorizado a solicitar os serviços de inteligência das demais esferas da promotoria, para garantir um trabalho mais rápido e eficaz.
Essa resolução, todavia, não derruba normas legais que possam limitar a atuação de algum ente do Ministério Público. Também não retira outras garantias fundamentais, como o sigilo de dados sensíveis, que deverá ser preservado.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais