STF vai discutir a relação
O Supremo Tribunal Federal vai julgar novamente qual é a natureza da relação trabalhista entre motoristas e entregadores e aplicativos. A decisão foi tomada porque entendimentos definidos anteriormente pelo STF foram ignorados em muitos casos pelas instâncias de base da Justiça do Trabalho.
Não são poucos os casos em que varas do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho ignoram o Supremo, reconhecendo vínculo de emprego entre aplicativos e motoristas ou entregadores. Agora, via plenário virtual, no último dia 2, o STF definiu que irá analisar o tema mais uma vez, só que com peso de repercussão geral.
O objetivo é obrigar todos os tribunais a julgarem da mesma forma que os precedentes orientam, ou seja, negando a existência de relação trabalhista entre essas partes. O argumento é: quem oferece serviços de transporte de passageiros ou de encomendas via plataformas digitais pode escolher o cliente e o horário de atuação.
A teimosia de parte da Justiça do trabalho mostra que o Tribunal Superior do Trabalho também é ignorado. Há um conflito interno na seara trabalhista, que opõe a ala mais à esquerda e liberal na economia. Essa disputa vale tanto entre instâncias, quanto dentro do TST.
Na corte superior, ministros que tendem ao liberalismo criticam a resistência da minoria esquerdista. Argumentam que a reforma trabalhista aprovada no governo Michel Temer fica capenga se a Justiça do Trabalho não aplicá-la.
Já o grupo mais esquerda cita a necessidade de garantir direitos trabalhistas para manter a mínima dignidade do trabalhador - e não são poucos os casos de abuso das plataformas - e para não implodir o deficitário sistema de seguridade social.
Outro problema que essa briga traz ao TST é o fato de a corte ser vista como um tribunal de passagem, onde as decisões até valem, mas o que lhes garantirá eficácia é o STF. Ministros da corte trabalhista dizem que o resultado é o esvaziamento institucional do tribunal do trabalho.
Dutra minimiza reunião com Torres às vésperas do 8/1; versão difere da de secretária do DF
Leia MaisPrefeito da cidade é alvo de operação da PF que investiga venda de decisões no Tocantins e no STJ
Leia MaisMinistro de Minas e Energia pede que o Cade verifique preços de combustíveis do grupo Atem
Leia MaisTarcísio e Ciro Nogueira negam ao Supremo ter participado de reuniões com Bolsonaro sobre golpe
Leia MaisTim Leissner, ex-presidente do Goldman Sachs, é condenados nos EUA por fraude na Malásia
Leia MaisMinistros retomam julgamento do Marco Civil da Internet, que pode gerar problemas com EUA
Leia MaisBolsonaro questionou a AGU sobre a possibilidade de reversão da eleição de Lula
Leia MaisÚltimo processo da campanha de 2022 contra o ex-presidente está parado há um ano no TSE
Leia MaisOperação da PF mira juiz de Mato Grosso afastado do cargo por ligações com lobista do STJ
Leia MaisCompra frustrada de respiradores pelo Consórcio do Nordeste na gestão Rui Costa volta à corte
Leia MaisFloriano Marques e Estela Aranha são os mais votados no Supremo para integrar a corte eleitoral
Leia MaisComissão de Esporte aprova projeto que limita publicidade de apostas em uniformes e estádios
Leia MaisDecisão do governo Trump impõe sanções a quem tomar medidas judiciais contra plataformas
Leia MaisAo investigar corrupção no STJ, Polícia Federal diz ter descoberto grupo de assassinos e espiões
Leia MaisSupremo analisa nesta quarta os selecionados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral
Leia Mais