Rei das Rachadinhas convida elite para festa em mansão
O advogado Luiz Felipe Conde, apontado pelo Ministério Público Federal como um dos principais suspeitos de desviar recursos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro no caso das rachadinhas, convidou a cúpula da política e do Judiciário fluminense para comemorar o aniversário dele. A festa será realizada em uma mansão na Praia do Flamengo amanhã (sábado).
Conde era assessor do deputado Paulo Ramos, que atualmente tem mandato na Câmara dos Deputados. Em 2018, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou diversas movimentações financeiras suspeitas em gabinetes da Alerj. No caso de Ramos, a soma chegou a R$ 30 milhões.
O escândalo das rachadinhas é o mesmo que envolve o senador Flávio Bolsonaro. O esquema consistia em desviar parte dos salários pagos a funcionários dos gabinetes – muitos deles, fantasmas – a fim de enriquecer os participantes da fraude.
Luiz Felipe Conde tem mestrado em Saúde e, por isso, publica com certa frequência artigos em sites e jornais especializados na cobertura de Judiciário. Os textos costumam falar sobre questões relacionadas ao direito médico. Ele também é diretor financeiro adjunto do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Conde foi procurado pelo Bastidor, mas não quis fazer comentários sobre a festa. Disse apenas que se trata de um evento particular.
Indicação para o TJ-RJ
A promotora Renata Silvares França Fadel, casada com Luiz Felipe Conde, consta em uma das listas enviadas ao presidente do TJ-RJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira, para a definição de três vagas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
A intensa disputa e o lobby da família Bolsonaro e do governador Cláudio Castro em favor de alguns candidatos fizeram o TJ-RJ tomar uma atitude inédita. Pela primeira vez, a votação para definir quem serão os novos desembargadores será secreta. Também há lobby em favor de candidatos que são filhos dos membros atuais e de ex-desembargadores.
A resolução ainda obriga os candidatos escolhidos a receber ao menos 96 votos, em pelo menos uma das cinco rodadas de votações de cada lista. Se isso não acontecer a um ou mais candidatos, a lista retornará ao órgão que a formulou. A Corte não terá reservas em devolver as indicações.
Local da festa
O convescote sobre o qual Luiz Felipe Conde não quis comentar será realizado no apartamento mais caro do Rio de Janeiro. São quatro andares, com piscina, vários quartos, que pertenceram ao playboy Jorginho Guinle. Desde os anos 1970, o imóvel pertence à família Fragoso Pires. A matriarca, Angela Fragoso Pires, é tia de Renata Fadel.
Em 2020, o jornal O Globo fez uma reportagem mostrando que a família está há anos tentando se desfazer do apartamento. À época, o local era avaliado em 60 milhões de reais. O apartamento lembra um pequeno palácio próximo à praia. Não haveria lugar melhor para um rei celebrar uma festa.
Veja imagens do anúncio do imóvel aqui.
Portugal, Espanha e outros países da Europa vivem dia de apagão, com causas ainda desconhecidas
Leia MaisSupremo se articula e evita que prisão de Collor fique só na conta de Moraes
Leia MaisFux rejeita golpe e propõe pena menor para cabeleireira do 8 de janeiro, mas fica vencido
Leia MaisTribunal de Nova York condena George Santos a sete anos de prisão por roubo a doadores
Leia MaisAliados do ministro da Previdência atribuem sua fritura após episódio do INSS ao colega da Secom
Leia MaisGilmar leva caso do ex-presidente ao plenário físico e Moraes mantém prisão e nega domiciliar
Leia MaisAlex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol
Leia MaisFlávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas
Leia MaisPartido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026
Leia MaisCondenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal
Leia MaisMesa Diretora da Câmara cassa o mandato de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco
Leia MaisAlexandre de Moraes determina prisão imediata de ex-presidente, após rejeitar último recurso
Leia MaisZanin prorroga afastamento de desembargadores do TJMS investigados por venda de decisões
Leia MaisCom delação de operador de Zé Dirceu, Renato Duque é condenado por receber propina na Petrobras
Leia MaisEmpresa diz que houve acesso não autorizado a uma base de dados, mas nenhuma operação foi feita
Leia Mais