Preferida em excesso
Pelo menos três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região estão incomodados com a pressão de figuras petistas em favor da advogada Gabriela Shizue Soares de Araújo. Ela está na disputa para integrar a lista sêxtupla que será enviada ao presidente Lula, para a escolha do novo magistrado responsável pelos processos federais em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O principal cabo eleitoral de Gabriela é seu marido, o deputado estadual petista Emídio de Souza. Fontes que acompanham a disputa disseram que partem dele as principais pressões no TRF3 pela nomeação da companheira.
Emídio ganhou força no PT nos últimos anos, principalmente junto a Lula. O casal foi padrinho de casamento do presidente com a primeira-dama, Janja. Ele é um dos auto-nominados líderes do Prerrogativas, grupo de advogados que faz campanha no Judiciário e, principalmente, no setor privado em favor de Lula e do PT.
Dentro do 'Prerrô', Emídio tem Marco Aurélio de Carvalho como escudeiro na empreitada pela nomeação de Gabriela. O advogado integra o Conselhão de Lula e advogou para a primeira-dama, Janja, amiga de sua esposa, Alessandra.
Amigo do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, Carvalho atua nas ações judiciais em que as empreiteiras condenadas na Lava Jato buscam rever as multas impostas pela Justiça pelos crimes cometidos.
Emídio também tem apoio de peso fora do 'Prerrô', e até na direita conservadora. Nos bastidores, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, tem defendido a escolha de Gabriela para o TRF-3. Junto a ele está o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.
Mendonça, o ministro "terrivelmente evangélico", devolve a gentileza que recebeu num passado recente. Foi Lewandowski quem abraçou sua candidatura e chegada de Mendonça ao STF. É possível dizer que o ministro da Justiça fez mais pelo ex-colega de Supremo do que Jair Bolsonaro, presidente que indicou e nomeou o pastor evangélico.
O apoio de Mendonça pode ajudar a reduzir a resistência do TRF3, conhecido por ser uma corte conservadora. Mas muito dificilmente ajudará a melhorar a imagem de Gabriela. Além de a pressão incomodar desembargadores, tribunais costumam deixar de fora de listas os candidatos preferidos pelos responsáveis pela nomeação.
Correção feita às 10h20 de 23 de maio de 2024: Ao contrário do que foi divulgado pelo Bastidor, Marco Aurélio de Carvalho não advoga mais para a primeira-dama.
Negócios suspeitos de família
PF investiga contratos do marido de deputada Elcione Barbalho com governo de seu filho no Pará
Leia MaisSTJ dá isenção de custas judiciais a magistrado do TJDFT que ganha 50 mil reais mensais, em média
Leia MaisGoverno aciona STF para ressarcir fraudes no INSS fora do teto de gastos e sem aval do Congresso
Leia MaisCom dificuldade de quórum, CPI termina sem aprovar relatório que indiciava apenas 16 pessoas
Leia MaisCâmara examinará cassação da deputada foragida Carla Zambelli, determinada pelo Supremo
Leia MaisAtacante Bruno Henrique, do Flamengo, é denunciado por participar de esquema de fraude em apostas
Leia MaisMinistro do STF anula condenação de ex-presidente da Petrobras por compra da refinaria de Pasadena
Leia MaisCom Gilmar, STF tem maioria para ampliar a responsabilidade das big techs por conteúdo de usuários
Leia MaisAlexandre de Moraes pede ao Ministério da Justiça a extradição de deputada foragida na Itália
Leia MaisConselheiro pede vista e Cade suspende análise de processo de entidades jornalísticas contra Google
Leia MaisOposição trava votação do novo Código Eleitoral na CCJ do Senado e adia discussão para julho
Leia MaisDino vota por responsabilização das plataformas sem ordem judicial em casos de conteúdo ilegal
Leia MaisCNJ pune desembargadora Sandra Inês, do TJBA, pela 2ª vez - agora, por manter “gabinete paralelo”
Leia MaisCredores menores contrariam grandes grupos econômicos em processo de recuperação judicial
Leia MaisGeneral Paulo Sérgio diz ao STF que discutia apenas uma "Garantia da Lei e da Ordem" com Bolsonaro
Leia Mais