PGR aceita R$ 1 bilhão para salvar delação de Joesley; decisão final cabe a Fachin

Diego Escosteguy
Publicada em 07/12/2020 às 18:40
Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Três anos após rescindir a delação de Joesley Batista, e um ano depois de reafirmar essa posição perante o Supremo, a Procuradoria-Geral da República "repactuou" as colaborações da JBS. Como revelamos, essa negociação estava em curso silencioso na semana passada. E, como relatamos, a força da defesa dos Batista surpreendia alguns dos procuradores que acompanharam a negociação.

A PGR de Augusto Aras, que ao assumir o cargo dizia não ver razão para que o Ministério Público mudasse de ideia diante da gravidade das omissões e dos crimes dos delatores, não só aceitou conversar com a defesa como agora topou manter o acordo, mediante o pagamento de multa adicional de R$ 1 bilhão. Os irmãos Batista também terão que cumprir pequena pena em regime fechado.

Nos últimos três anos, Joesley e seus executivos moveram Brasília em busca de uma solução que salvasse seus acordos de delação. No final de 2019 e começo de 2020, esse esforço incluiu os serviços de Frederick Wassef, advogado informal da família Bolsonaro. O senador Flávio é amigo da subprocuradora Lindôra de Araújo, principal assessora de Aras e responsável pela área criminal da PGR - o que inclui a negociação de delações.

Uma colaboração é uma espécie de contrato entre o delator e o Ministério Público, que detém grande autonomia para negociá-lo e fechá-lo. Cabe ao Judiciário, porém, aferir a legalidade do acordo. No caso, o ministro Edson Fachin, que homologou as delações em 2017, será o mesmo a analisar, em 2020, se a "repactuação" obedece à lei.

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Prefeito na cadeia

27/06/2025 às 11:24

Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ

Leia Mais

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais

Dino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia

Leia Mais