O Pai da Mentira
Alexandre de Moraes indeferiu um pedido da coligação de Jair Bolsonaro para que fosse retirada do ar uma campanha de Luiz Inácio Lula da Silva chamando o presidente de "O Pai da Mentira". A peça publicitária traz uma série de falas do candidato à reeleição, tarjadas como mentiras.
A decisão foi tomada em caráter liminar e ainda cabe recurso. Para o ministro, o vídeo de Lula está abarcado dentro do que se considera como liberdade de expressão.
Os advogados de Bolsonaro alegaram que o vídeo atenta contra a honra do candidato. O entendimento de Moraes é diferente.
"Dessa forma, intercalar as frases efetivamente ditas pelo candidato Jair Messias Bolsonaro com a palavra mentira pronunciada pelo locutor e reproduzida no vídeo, na hipótese, constitui estratégia que visa a criticar e desqualificar os posicionamentos externados pelo Representante [Bolsonaro], sem representar qualquer ofensa à honra do candidato, revelando-se plenamente compatível com a dialética do debate político, inerente ao ambiente da disputa eleitoral", afirmou o ministro.
Curiosamente, nesta semana, Moraes mandou que Bolsonaro pare de mentir a respeito das votações no Congresso que levaram à criação do Auxílio Emergencial, na pandemia, e do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família.
Bolsonaro tem dito que a bancada do PT votou contra as propostas, o que é inverídico. O Bastidor mostrou que a narrativa do presidente não se sustenta, pois os deputados e senadores petistas apoiaram os benefícios sociais, mesmo sendo pautas governistas.
Leia a íntegra da decisão de Moraes:
MPs do Brasil e da Itália vão firmar acordo de troca informações sobre PCC e máfia italiana
Leia MaisDutra minimiza reunião com Torres às vésperas do 8/1; versão difere da de secretária do DF
Leia MaisPrefeito da cidade é alvo de operação da PF que investiga venda de decisões no Tocantins e no STJ
Leia MaisMinistro de Minas e Energia pede que o Cade verifique preços de combustíveis do grupo Atem
Leia MaisTarcísio e Ciro Nogueira negam ao Supremo ter participado de reuniões com Bolsonaro sobre golpe
Leia MaisTim Leissner, ex-presidente do Goldman Sachs, é condenados nos EUA por fraude na Malásia
Leia MaisMinistros retomam julgamento do Marco Civil da Internet, que pode gerar problemas com EUA
Leia MaisBolsonaro questionou a AGU sobre a possibilidade de reversão da eleição de Lula
Leia MaisÚltimo processo da campanha de 2022 contra o ex-presidente está parado há um ano no TSE
Leia MaisOperação da PF mira juiz de Mato Grosso afastado do cargo por ligações com lobista do STJ
Leia MaisCompra frustrada de respiradores pelo Consórcio do Nordeste na gestão Rui Costa volta à corte
Leia MaisFloriano Marques e Estela Aranha são os mais votados no Supremo para integrar a corte eleitoral
Leia MaisComissão de Esporte aprova projeto que limita publicidade de apostas em uniformes e estádios
Leia MaisDecisão do governo Trump impõe sanções a quem tomar medidas judiciais contra plataformas
Leia MaisAo investigar corrupção no STJ, Polícia Federal diz ter descoberto grupo de assassinos e espiões
Leia Mais