Nas duas pontas
Três dos 40 candidatos que disputam as 13 vagas de desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região participaram na criação da nova corte. André Prado de Vasconcelos, Evaldo de Oliveira Fernandes Filho e Simone dos Santos Lemos Fernandes estiveram ao lado de alguns dos atores da política e do Judiciário que trabalharam na empreitada.
Vasconcelos foi diretor da Justiça Federal, em Belo Horizonte e recebeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco mais de uma vez. Em 2019, uma reunião na qual o TRF6 foi um dos temas, terminou com o presidente do Senado defendendo sua criação.
Depois da aprovação, Vasconcelos homenageou, em maio de 2020 (durante a pandemia), alguns dos que lutaram pelo projeto. Pacheco foi um dos agraciados, assim como o deputado federal Fábio Ramalho, relator do projeto e seu defensor histórico.
Assim como Vasconcelos, Fernandes Filho discutiu detalhes do projeto do TRF6. Ele se aproximou do tribunal após ser nomeado juiz auxiliar do ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça – um dos principais defensores da criação da corte federal mineira. Ele até participou de um encontro para discutir o projeto com deputados estaduais mineiros.
Noronha também foi a ponte que permitiu a participação de Simone na criação do TRF6. A juíza foi secretária-geral do Conselho de Jutiça Federal quando o ministro presidia o órgão. Em março de 2020, ela disse que a ideia do tribunal tinha “a marca de ousadia e inteligência do [à época] ministro presidente”.
O Bastidor questionou os juízes federais citados na notícia, mas não recebeu resposta até a publicação.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais