Não espere simpatia

Brenno Grillo
Publicada em 21/01/2023 às 06:00
7 de Setembro não rendeu para Bolsonaro, assim como suas viagens ao exterior. Foto: Gabriela Biló/Folhapress

Jair Bolsonaro teme ser preso, mas deve se preocupar também com o banimento da vida política por oito anos. O algoz será o Tribunal Superior Eleitoral, que havia enviado recados de que puniria abusos futuros.

Na semana passada, Bolsonaro se viu diante de dois novos problemas na corte. No dia 16, o corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, incluiu a minuta golpista encontrada na casa de Anderson Torres na investigação sobre a reunião com embaixadores para mentir sobre o sistema eleitoral. Ontem (19), o ministro decidiu investigar o encontro entre Bolsonaro e cantores sertanejos, no Palácio do Planalto, durante as eleições.

Os dois casos discutem possível abuso político do então presidente na disputa em que perdeu para Lula. O crime é considerado grave na legislação eleitoral. Especialistas ouvidos pelo Bastidor afirmam que a reunião sertaneja é a que mais preocupa, porque houve pedido explícito de voto em prédio da administração pública federal.

Bolsonaro não deve esperar simpatia do TSE, e não se trata de determinado ministro gostar ou não do capitão reformado. As decisões recentes da corte contra ele mostram nitidamente a dificuldade a ser enfrentada. Numa delas, o ex-presidente foi impedido de usar imagens dos atos oficiais do 7 de setembro de 2022 ou daqueles convocados por sua campanha em Brasília e no Rio de Janeiro.

Foram quatro decisões nesse caso: duas proibindo o uso das imagens captadas, uma reforçando a exclusão do material publicado após a campanha bolsonarista ignorar a corte, e a última abrindo investigação sobre uso eleitoral do erário. Benedito, relator dessa ação, afirmou ser nítida a confusão entre os eventos de governo e de campanha.

O possível abuso de poder político também foi usado pelo TSE para proibir o uso de imagens captadas durante viagens oficiais de Bolsonaro ao funeral da rainha Elizabeth II e à Assembleia-Geral da ONU. Nesses casos, foi entendido ainda que apenas um chefe de Estado receberia tamanha atenção da mídia e das instituições - sejam as nacionais ou as internacionais.

Leia a decisão que incluiu a minuta de golpe na investigação contra Bolsonaro e a que determinou apuração sobre a reunião do ex-presidente com cantores sertanejos, além da defesa apresentada pelo capitão reformado:

Brasília vazia: cúpula do poder estará em Nova York na semana que vem em eventos privados. De novo

Leia Mais

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais

Nada de VAR

07/05/2025 às 19:22

Gilmar Mendes nega pedidos para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Leia Mais

Filho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência

Leia Mais

Câmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas

Leia Mais

Justiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp

Leia Mais

Não pode assinar

06/05/2025 às 19:03

A pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master

Leia Mais

Plano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo

Leia Mais

Moraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe

Leia Mais

Alexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe

Leia Mais

Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo

Leia Mais

Bradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador

Leia Mais

Deputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação

Leia Mais

PGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições

Leia Mais