Coloca na planilha

Redação
Publicada em 17/06/2024 às 19:00
Supremo pode novamente decidir sobre questão com impacto no orçamento da União Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

Na quarta-feira (19), o STF deve voltar a julgar ações que questionam a reforma da Previdência aprovada em 2019. Um dos principais temas é a cobrança extraordinária de aposentados e pensionistas em caso de déficit do Regime Geral de Previdência Social. O processo já tem voto do relator, Luís Roberto Barroso, para quem o pagamento extraordinário depende de seguidos resultados negativos.

Essa ação foi uma das primeiras a chegar ao Supremo após a aprovação da reforma, junto a outros três processos. Esses pedidos questionam a cobrança progressiva de alíquotas e a anulação de aposentadoria concedida por regime próprio de previdência com contagem também pelo regime previdenciário geral.

Caso a discussão realmente seja retomada essa semana, será a segunda semana com o STF discutindo assuntos que impactam o orçamento federal. Na quarta-feira (12), a corte decidiu que a correção monetária do FGTS não pode ser inferior à inflação e que as empresas são obrigadas a pagar contribuição previdenciária sobre um terço das férias desde 2020.

O caso do FGTS discutia o uso da Taxa de Referência como índice para corrigir o dinheiro dos trabalhadores. Segundo o Solidariedade, autor do pedido, a TR prejudicava a o empregado. Por maioria, o STF decidiu obrigar o conselho curador do FGTS a calcular compensação quando o índice da TR + 3% ficar abaixo da inflação.

Na outra ação, os ministros decidiram que empresas devem contribuição previdenciária sobre um terço de férias desde 15 de setembro de 2020. A modulação foi aplicada, segundo o ministro Barroso, porque o reconhecimento da dívida é o oposto do que era decidido até então pelo próprio STF e pelo Superior Tribunal de Justiça.

Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais

Empresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias

Leia Mais

Falta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário

Leia Mais

Juízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa

Leia Mais

Pesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro

Leia Mais
Exclusivo

Ataque ao sistema financeiro

01/07/2025 às 23:06

PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário

Leia Mais

Durou uma semana

01/07/2025 às 21:59

TRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá

Leia Mais

TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas

Leia Mais

IOF no Supremo

01/07/2025 às 13:00

AGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto

Leia Mais

Aneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado

Leia Mais
Exclusivo

Viagem secreta sob suspeita

01/07/2025 às 10:00

PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022

Leia Mais

Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados

Leia Mais

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais