Cadê o resto das joias?
O ministro Vinícius Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU), solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que envie ao órgão a íntegra das provas que a Justiça tem relacionadas ao inquérito que apura a entrada ilegal de joias no país recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, depois de visita à Arábia Saudita.
Na petição, Carvalho afirma que recebeu apenas os autos principais da ação, sem os demais elementos de prova e laudos da Polícia Federal relacionados ao caso. O chefe da CGU afirma que faltam dados como áudios e conversas de WhatsApp, e-mails, registros fotográficos, termos de depoimento, informações bancárias e outras.
Carvalho afirma que tais documentos são imprescindíveis para que a CGU possa definir se haverá algum tipo de punição relacionada às joias. Ainda de acordo com ele, todo o material continuará sob sigilo, se for solicitado pelo STF.
O caso das joias de Bolsonaro parece não ter fim. Depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ficar com um relógio Cartier, que recebeu de presente no seu primeiro mandato, a defesa do ex-presidente tenta anular o inquérito relacionado às jóias sauditas.
O entendimento é de que a decisão favorável a Lula, na prática, também poderia beneficiar Bolsonaro. Com isso, o ex-presidente poderia continuar com a posse dos itens, avaliados pela Polícia Federal em cerca de 6 milhões de reais. Os policiais o indiciaram pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa, já que ministros da antiga administração também participaram da pataquada.
Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia MaisRombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais
Leia MaisTrês são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.
Leia MaisPGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista
Leia MaisAnac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais
Leia MaisSem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid
Leia MaisJustiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe
Leia Mais1ª Turma do STJ decide que empresas de mesmo grupo podem responder por crimes de coligada
Leia MaisAções contra advogado de empreiteiras da Lava Jato é encerrada pela 13ª Vara Federal de Curitiba
Leia MaisDefesa de Sérgio Cabral pede anulação de todos os atos do juiz Marcelo Bretas, aposentado pelo CNJ
Leia MaisOAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara
Leia Mais