Ao elogiar Kassio, Bolsonaro escancara seu apetite pelo STF
Jair Bolsonaro disse hoje, em entrevista a um portal bolsonarista, que tem 10% do STF porque indicou Kassio Nunes Marques para a cadeira deixada por Celso de Mello. "Eu indiquei um (ministro) para o Supremo. Vamos desconsiderar o presidente, que só em caso extremo que tem uma participação mais ativa lá. São 10 que decidem lá. Hoje eu tenho 10% de mim dentro do Supremo", disse o presidente.
Essa afirmação só reforça o apetite que Bolsonaro tem pelo STF. O presidente já disse a apoiadores que seu foco no ano que vem são o Senado e o Supremo - instituições onde ele tem menos apoio. Caso seja reeleito, o capitão reformado escolherá os substitutos de Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.
Na mesma entrevista, Bolsonaro elogiou Kassio ao dizer que o ministro suspende julgamentos que podem ser desagradáveis para o governo. Segundo o presidente, algumas pautas de costumes sofreriam derrotas acachapantes na corte.
"Quando se fala em pautas conservadoras, ele já pediu vista de muita coisa que tem que a ver com conservadorismo. Porque, se ele apenas votasse contra, ia perder por 8 a 3, ou 10 a 1. A gente não quer perder por 8 a 3 ou 10 a 1. A gente quer ganhar o jogo ou empatar. Ele está empatando esse jogo", disse Bolsonaro.
Kassio já deu mostras desse alinhamento ao governo. O mais recente foi o pedido de vista nas ações que discutem decretos que facilitam a compra de armas e munições ao mesmo tempo em que dificultam o rastreamento desses equipamentos.
A afirmação do presidente tende a trazer problemas para o ministro. Ele poder ser pressionado a se declarar impedido em ações envolvendo a gestão Jair Bolsonaro.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais