Viagem de Damares à Guatemala é um mistério

Brenno Grillo
Publicada em 25/03/2022 às 17:00
Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Jair Bolsonaro em encontro de lideranças evangélicas no Palácio da Alvorada, em Brasília, em março deste ano. Foto: Futura Press/Folhapress

O passeio de Damares Alves na Guatemala, onde participou de um evento religioso como ministra, está cercado de mistérios. Não se sabe o que Damares fez durante os dias 10 e 11 de março, quando esteve no país, nem com quem ela se reuniu.

A divulgação da agenda da pastora, em nítido descumprimento das regras da CGU, informa apenas que ela estava na “Missão Guatemala”. O que se sabe é que a ministra ficou dois dias na Guatemala e que recebeu autorização de Jair Bolsonaro em 23 de fevereiro para deixar o país em 9 de março e retornar no dia 19 - data em que terminou suas tarefas como ministra na ONU, em nova York.

Damares foi procurada pelo Bastidor, mas sua assessoria se limitou a enviar um link com um texto de três linhas onde está escrito que: "Foram discutidas parcerias e trocas de experiências na área de defesa da equidade e demais políticas públicas para mulheres".

Esse tipo de segredo destoa do perfil da ministra nas redes sociais, sempre disposta a mostrar seus feitos e falar sobre suas teses - como a que relacionou abuso de meninas à falta de calcinhas e a que definiu cores para gêneros (azul para homens e rosa para mulheres). São parcos os registros da presença da pastora no evento, a maioria nos perfis nas redes sociais ligados à organização da celebração conservadora que nasceu no México, em 2016, e trilha seu caminho ao longo das Américas.

O mais próximo que se chega de saber sobre o itinerário de Damares é verificar a agenda de Angela Gandra, secretária nacional da família, que viajou junto com a ministra. A filha do jurista Ives Gandra teve dois dias agitados na Guatemala, com reuniões junto a organizações conservadoras.

Uma delas foi a Concerned Women for America, entidade cristã dos EUA conhecida por sua cruzada contra o aborto. Outro encontro foi com representante da Americans United for Life - escritório de advocacia dos EUA que luta contra pesquisas com células-tronco embrionárias e métodos anticoncepcionais.

O tema da primeira conversa é descrito genericamente na agenda de Angela, como discussão para "implementação da Declaração de Genebra". O segundo é listado simploriamente como "reunião com Rocío Gómez", associado sênior da Americans United for Life na América Latina.

Silêncio na Família

Cobrado pelas informações, que deveriam ser públicas, o Ministério da Família pediu inicialmente que a reportagem fizesse a solicitação via Lei de Acesso à Informação. Confrontado após a negativa, a pasta se justificou dizendo que o prazo de 3 horas dado pela reportagem para obter uma resposta seria muito exíguo.

Em seguida, após pergunta sobre quanto demoraria para obter os dados, parou de responder. O Bastidor quer saber o que a ministra fez na Guatemala, quem a acompanhou, quando custou a viagem aos cofres públicos, entre outras informações que deveriam ser de fácil acesso aos servidores.

A tática de direcionar jornalistas para solicitações via LAI tem sido comum desde que Jair Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto. São inúmeros os relatos de repórteres que são obrigados a usar a lei para obter informações simples e que deveriam estar públicas. Especialistas em dados e alguns parlamentares também acusam o governo de deliberadamente criar um "apagão de dados", principalmente sobre a pandemia.

Kassio e Medonça votam contra decreto de Bolsonaro que permitia exploração mineral em cavernas

Leia Mais

Ministro do STF estende por mais 60 dias renegociações dos acordos de leniência da Lava Jato

Leia Mais

O 'apoio' a Prates

26/04/2024 às 09:20

CEO da Petrobras não conta mais com o apoio irrestrito dos sindicatos de petroleiros

Leia Mais

Zanin garante que municípios com até 156 mil habitantes paguem alíquota previdenciária de 20% .

Leia Mais

MP mantém poder

25/04/2024 às 19:25

STF define que promotores e procuradores podem realizar investigações criminais independentes.

Leia Mais

Apesar do ano curto e da complexidade, são grandes as chances de o Congresso regulamentar impostos

Leia Mais

Para liberar a votação do DPVAT, Lula se comprometeu a pagar 3,6 bilhões de reais a parlamentares

Leia Mais

Procuradoria defende que STF rejeite recurso do ex-presidente contra inelegibilidade

Leia Mais

Dinheiro resolve

25/04/2024 às 08:44

Governo se comprometeu a pagar 11 bilhões em emendas até abril. Não foi o que ocorreu

Leia Mais

Eleição no Superior Tribunal de Justiça serviu para criticar trabalho virtual de ministros

Leia Mais

Na embaixada pode

24/04/2024 às 17:14

Moraes manda arquivar investigação sobre os dias que Bolsonaro passou na representação da Hungria

Leia Mais

Deputados aprovam convite para diretores após caso revelado pelo Bastidor sobre royalties

Leia Mais

A articulação política do governo trabalha para que a sessão seja adiada para o mês que vem

Leia Mais

Ainda sob risco

24/04/2024 às 07:00

A sobrevida no comando da Petrobras não significa que a pressão sobre Prates tenha diminuído

Leia Mais

PGR pediu à PF que investigue mais a falsificação da carteira de vacinação de Bolsonaro

Leia Mais