Os contratos milionários da marqueteira de ACM na Bahia

Diego Escosteguy
Publicada em 19/07/2022 às 06:00
Acm Neto e a marqueteira Ana Luisa comemoram a reeleição dele em 2016 Foto: Reprodução YouTube

Amiga de ACM Neto e marqueteira da campanha dele ao governo da Bahia, Ana Luisa Soares de Almeida é a maior beneficiária dos gastos da Prefeitura de Salvador com publicidade. Recebeu 106,6 milhões de reais do município desde 2018, quando fechou contrato com a gestão de Neto por meio da PMG Comunicação.

Ana Luisa, como o próprio ACM Neto já admitiu publicamente, é uma das principais responsáveis pela reeleição dele à Prefeitura de Salvador, em 2016. Ela criou o jingle "É Neto outra vez!", que colou durante a campanha.

Dois anos depois de trabalhar na campanha vitoriosa de Neto, a PMG Comunicação foi uma das quatro empresas escolhidas para cuidar da publicidade da Prefeitura de Salvador. As quatro dividiriam um orçamento anual previsto de 80 milhões de reais.

Apesar do alto valor, apenas seis empresas participaram da concorrência. A OCP, uma das duas que não venceram a licitação, pertence a um amigo e parceiro de Ana Luisa: o publicitário Alexandre Augusto. A empresa da marqueteira e outra empresa de Alexandre Augusto compartilhavam o mesmo número de telefone. Ambos são egressos da Propeg.

O nome fantasia da PMG, empresa de Ana Luisa, é BTS - uma referência à Bahia de Todos-os-Santos. Das quatro vencedoras da concorrência, a BTS ficaria com o segundo maior contrato: 22,4 milhões de reais por um ano. (O principal contrato era o da Propeg, onde Ana Luisa trabalhara, com 32 milhões de reais.)

Com os subsequentes aditivos, o contrato da BTS de Ana Luisa com a Prefeitura de Salvador soma, hoje, 130,4 milhões de reais. Vence em novembro deste ano.

Embora, originalmente, a BTS detivesse a segunda maior fatia da publicidade de Salvador, com os anos a empresa se tornou a principal fornecedora desse serviço. Os 106,6 milhões de reais que a empresa já recebeu do município (confira documento abaixo) superam, de longe, a segunda colocada - a Propeg, com 79,4 milhões de reais.

Recentemente, a marqueteira da campanha de ACM Neto recebeu uma boa notícia. Em 14 de junho, a Prefeitura de Salvador, que segue sob o comando do candidato do União Brasil, reajustou em 25% os seus contratos de publicidade (extrato abaixo). É mais um caso para o Ministério Público da Bahia colocar no seu radar. Enquanto isso, é Ana Luisa outra vez.

O Bastidor questionou Ana Luisa e a prefeitura de Salvador, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

O comitê de reeleição de Jair Bolsonaro discute três possibilidades de agenda para marcar o início da campanha de rua, a partir do dia 16: Aparecida do Norte, Juazeiro do Norte ou Juiz de Fora.

Leia Mais

As manifestações pela democracia nesta quinta-feira, em São Paulo, são históricas, mas não têm poder de gerar impacto significativo na eleição. O que elas mostram é que Bolsonaro tem menos tolerância para um golpe.

Leia Mais

Depois de ser condenado pelo TCU a devolver R$ 2,8 milhões em diárias, ex-procurador também viu o STJ confirmar a indenização por danos morais a Lula, por causa do PowerPoint em que acusava o petista de chefiar o esquema do petrolão.

Leia Mais

O presidente consultou seus auxiliares sobre uma possível implicação jurídica e política de um veto ao aumento de 18% nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que aprovaram o reajuste na manhã de ontem, 10.

Leia Mais

A ministra foi eleita ontem à Presidência do STF sob uma expectativa aparentemente inatingível: preservar a legitimidade e autoridade da corte máxima do país durante as eleições mais tempestuosas desde a redemocratização. 

Leia Mais

Ministro votou em processo que julga a publicidade dos dados dos candidatos. Partiu dele a iniciativa que escondeu detalhes sobre o patrimônio dos candidatos nessas e nas eleições passadas. Para Fachin, manutenção de tais dados viola a LGPD.

Leia Mais

Corte decidiu pedir ao Congresso aumento salarial de 18% a ser pago em quatro parcelas. Assim, o salário dos ministros chegará a 46,3 mil reais. Ainda não há estimativa do impacto do efeito cascata do aumento.

Leia Mais

Patrimônio declarado pelo presidente à Justiça Eleitoral cresceu apenas 1,34% durante os últimos quatro anos, ante uma inflação acumulada de 28,7% no período.

Leia Mais

Governador declarou neste ano à Justiça Eleitoral um patrimônio 34,2% menor do que possuía em 2018. Apesar disso, ele ainda é sócio do pai em várias empresas, incluindo a gestora de marcas da Rede Massa, empresa de comunicação com emissoras de rádio e TV e afiliadas em vários estados.

Leia Mais

Beneficiado pelo fim das investigações sobre o esquema de rachadinhas, Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, quer voltar à Alerj como deputado estadual.

Leia Mais

Jair Bolsonaro determinou a seus auxiliares e colocou no comando da operação o seu zero um, o senador Flávio Bolsonaro, que dissuadam Roberto Jefferson de sua candidatura para presidente.

Leia Mais

Carlos Bolsonaro convenceu o pai de que o ministro Alexandre de Moraes mira a impugnação de sua candidatura ao marcar para dia 12 a análise de recursos inquérito das fake news.

Leia Mais

Ministros que consideraram ilegais as diárias pagas à força-tarefa da Lava Jato gastaram, em um ano, cerca de R$ 1 milhão em passagens e diárias em viagens pelo mundo.

Leia Mais

A pobreza de Lula

09/08/2022 às 18:00

Ex-presidente declarou à Justiça Eleitoral que tem hoje menos de 10% dos ativos atrelados a ele, segundo provas reunidas por investigadores. Patrimônio também se reduziu quando comparado ao que ele declarou em 2018.

Leia Mais

Num período de crise econômica, o presidente da Câmara, Arthur Lira, aumentou seu patrimônio em mais de 3 vezes, segundo sua declaração ao Tribunal Superior Eleitoral.

Leia Mais