A parceria lucrativa de ACM Neto com o PDT
Na Bahia, não tem preço virar aliado de ACM Neto. Ou melhor: tem - e ele é lucrativo. Que o diga a família Mendonça, dona do PDT no estado. Em maio, após o presidente do partido, Carlos Lupi, fechar acordo para apoiar a candidatura de Neto ao governo baiano, a família Mendonça bombou.
Primeiro, Andrea Mendonça, ex-vereadora, virou secretária de Cultura na Prefeitura de Salvador, hoje comandada por um aliado de ACM Neto. Meses depois, a principal empresa da família, a Ankara Engenharia, antes conhecida como MRM, obteve um contrato de cerca de 210 milhões de reais junto ao município para tocar obras de moradia na periferia da capital.
A construtora é dirigida por Vanessa Mendonça Abubakir, filha de Andrea, a nova secretária de Cultura. Vanessa é sobrinha do deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT na Bahia (abaixo, em foto com a irmã). Foi o pai de Félix e de Andrea quem criou a empreiteira, hoje um negócio familiar. Todos apoiam ACM Neto, claro.
Por coincidência, antes do apoio do PDT a ACM Neto, a Ankara não teve a mesma sorte nessa mesma licitação. Ano passado, a empresa da família Mendonça participou da concorrência, mas perdeu.
Por razões nunca explicadas, a Prefeitura de Salvador cancelou a licitação. Relançou o edital em julho deste ano, depois do acerto do PDT com ACM Neto. As mesmas empresas participaram. Mas, desta vez, a Ankara levou a melhor.
O caso chama ainda mais a atenção porque envolve financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. O chamado Projeto Mané Nova Dendê, de revitalização de bairros importantes de Salvador, recebe bastante publicidade da Prefeitura. Mas as licitações e os contratos não aparecem no Portal da Transparência do município. O BID também não declina informações básicas do investimento. Na Bahia de ACM Neto, nem o BID apita.
Alex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol
Leia MaisFlávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas
Leia MaisPartido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026
Leia MaisCondenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal
Leia MaisMesa Diretora da Câmara cassa o mandato de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco
Leia MaisAlexandre de Moraes determina prisão imediata de ex-presidente, após rejeitar último recurso
Leia MaisZanin prorroga afastamento de desembargadores do TJMS investigados por venda de decisões
Leia MaisCom delação de operador de Zé Dirceu, Renato Duque é condenado por receber propina na Petrobras
Leia MaisEmpresa diz que houve acesso não autorizado a uma base de dados, mas nenhuma operação foi feita
Leia MaisBoletim médico diz que estado de saúde regrediu e Jair Bolsonaro vai passar por mais exames
Leia MaisMinistra tenta emplacar aliada como substituta de Cida Gonçalves no Ministério das Mulheres
Leia MaisTCU não quer investigar envolvidos na compra de respiradores pelo Consórcio do Nordeste na pandemia
Leia MaisLula aceita indicação do presidente do Senado para o comando do Ministério das Comunicações
Leia MaisBanqueiros são alvos da Justiça, suspeitos de desaparecer com recursos de clientes em paraíso fiscal
Leia MaisPF afasta presidente do INSS por suspeita fraude em descontos de benefícios previdenciários
Leia Mais