A advogada do laranjal
A atuação da advogada Tatiane Carvalho reforça a suspeita, levantada por credores, de que o empresário Guimar Alves coloca pessoas humildes como sócios formais dos seus empreendimentos para não ser responsabilizado por dívidas.
Guimar é conhecido da Justiça por ser alvo de uma dezena de processos judiciais, nos quais é acusado de dívidas que passam dos 80 milhões de reais. No ano passado, o Tribunal de Justiça de Goiás bloqueou 34 imóveis de Guimar.
Tatiane já defendeu Guimar e tem uma procuração que lhe dá amplos poderes para atuar em seu nome. O Bastidor teve acesso a fotos que comprovam a relação próxima entre Tatiane e o empresário, que chegaram a fazer viagens juntos à Europa. A mesma Tatiane defende empresas que Guimar nega serem suas e pessoas que figuram formalmente como sócios dessas companhias.
Uma dessas pessoas é Paula Mendes Carvalho. Ex-beneficiária do Bolsa Família, ela aparece como sócia da Piloto Embalagens, que fatura 200 milhões de reais anuais. O Bastidor teve acesso a um vídeo, publicado numa rede social, que mostra Paula falando que trabalha como coordenadora de faturamento de outra empresa, cargo incompatível com o de CEO da Piloto Embalagens.
A advogada Tatiane Carvalho já defendeu Paula e a Piloto Embalagens em processos que discutem a ocultação de patrimônio por Guimar. Recentemente, o Bastidor mostrou que Guimar foi à maior feira do setor de plásticos do país com crachá da Piloto Embalagens, que ele nega ser sua.
A empresa Credimais Fomento e Carla Tereza Alves também são processadas por credores. Assim como Paula, a situação de Carla se encaixa na figura da laranja: trabalhadora de um pesqueiro no interior de Goiás, ela aparece formalmente como sócia de empresa. Carla e Credimais também são defendidas por Tatiane na Justiça.
O Bastidor teve acesso a petições assinadas por Tatiane e por seu escritório em que vários clientes são ligados às suspeitas contra Guimar. Entre eles estão o empresário e parentes – como o filho e a nora – e ao menos um funcionário seu, Carlos Roberto Alves Filho, colocado no quadro societário da fazenda Ribeirão Bonito.
Em um dos processos, Tatiane diz que há tentativa dos credores de levar a Justiça ao erro ao citar “como justificativa para suposta existência de grupo econômico o fato de alguns dos requeridos serem clientes do mesmo escritório de advocacia”.
Chamado de rei do Laranjal, Guimar tem o hábito de ostentar nas redes sociais. Costuma publicar imagens em passeios com aeronaves, carros de luxo e em casas em condomínios de alto padrão.
O Bastidor procurou a advogada Tatiane na manhã desta terça-feira (8) por e-mail e por telefone. Não obteve retorno. Ela não esclareceu a relação com Guimar, as viagens e nem as coincidências de clientes tão próximos. Em alguns casos, a única relação entre eles é a ligação com empresas associadas ao empresário, já que moram em diferentes cidades.
Supremo analisa nesta quarta os selecionados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral
Leia MaisDepois de negar a possibilidade de pedir RJ, Azul aciona Chapter 11 nos EUA após dívida aumentar 50%
Leia MaisClubes se posicionam contra projeto que pretende limitar publicidade de bets nas transmissões de TV
Leia MaisVontade de Lula em se aproximar de ministro do Supremo garante escolha de desembargador para STJ
Leia MaisApós evidências de fraudes, juiz extingue processo de recuperação judicial da Sul Transportes
Leia MaisMPT processa BYD e empreiteiras responsáveis por construção de fábrica na Bahia por trabalho escravo
Leia MaisPF diz que funcionário da Caixa desviou 11 milhões de clientes do banco via Pix para laranjas
Leia MaisA mando de Flávio Dino, CGU investigará entidades sob suspeita de desvio de dinheiro público
Leia MaisConselho Nacional de Justiça decide punir ex-desembargador que visitou Sérgio Cabral no presídio
Leia MaisPGR interrompe acordo de cooperação internacional na Lava Jato com autoridades do Peru
Leia MaisPGR dá aval a acordo entre governo Lula e empreteiras da Lava Jato para reduzir valor das multas
Leia MaisAlexandre de Moraes abre inquérito para apurar conduta de filho de Bolsonaro nos EUA
Leia MaisInquérito sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA pode ser armadilha para o governo e o Supremo
Leia MaisPGR quer apurar lobby do deputado para que governo Trump imponha sanções ao Brasil
Leia MaisDiamante Energia comprou os 20% que a Energias do Brasil detinha da termelétrica no Ceará
Leia Mais