Por recondução, diretora da ANP aceita cargo de 2,4 mil
A demora do governo e do Senado para preencher vagas abertas nas diretorias das agências reguladoras está causando situações um tanto inusitadas - e inéditas. Um dos casos envolve a Agência Nacional do Petróleo, a ANP.
Ontem (segunda), o Diário Oficial da União trouxe a nomeação de Symone Christine de Santana Araújo, diretora da ANP até sexta-feira, para o cargo de assessora técnica institucional na diretoria-geral da agência. Segundo o Portal da Transparência, ela recebia mais de 35 mil reais mensais na direção. Agora, passará a ganhar cerca de 2,4 mil reais pelo novo cargo comissionado.
Symone é servidora concursada do Ministério da Economia, mas nunca ficou na pasta. No mesmo ano em que assumiu o cargo, passou a trabalhar para o Ministério de Minas e Energia. Só saiu da pasta para ocupar cargos comissionados na Petrobras, na Empresa de Pesquisa Energética, a EPE, e na ANP. Ela é uma das candidatas às quatro das cinco diretorias vagas na agência. Tem o apoio do ministro Bento Albuquerque. Mas ainda não foi indicada por Bolsonaro.
Pela primeira vez na história da ANP, um candidato a mais um mandato de direção permanece na agência por meio de um expediente esdrúxulo, embora legal. Em casos anteriores, o ex-diretor cumpria a quarentena normalmente, fora da agência, inclusive recebendo salário por seis meses, até que seu nome fosse apreciado. A lei que rege os órgãos reguladores prevê esse benefício para tentar evitar conflito de interesses e o possível exercício de uma influência em descompasso com o poder oficial conferido a um diretor.
Na prática, Symone continua exercendo influência na ANP. Está no gabinete do diretor geral.
Ela foi procurada pelo Bastidor, mas não quis comentar a mudança de cargo. Pediu para que a reportagem entrasse em contato com a assessoria da ANP, o que foi feito. A agência respondeu que não há qualquer ilegalidade na nomeação da funcionária para um cargo inferior ao que ocupava antes.
A ANP também disse que a troca de posição de Symone obedece ao que foi definido pelo decreto 10.835/2021, que regulamenta as transferências de funcionários na administração pública federal.
O roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia Mais