O perdão de 140 milhões de reais da Aneel

Nonato Viegas
Publicada em 08/08/2022 às 15:00
Camila Bomfim não ouviu a direção colegiada para livrar uma empresa de multa de 141 milhões de reais Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Causou estranhamento dentro da Aneel a decisão da diretora-geral substituta, Camila Bomfim Lopes, que livrou a empresa Karpoweship de uma multa de 140,7 milhões de reais sem consultar a diretoria colegiada. A punição seria pelo atraso na entrega de quatro usinas térmicas no Rio de Janeiro.

Em outubro do ano passado, o governo realizou às pressas um leilão emergencial para diminuir os riscos de desabastecimento de energia causados pela crise hídrica.

Foram contratadas 17 usinas, incluindo 14 a gás natural. Das 17, apenas uma entrou em operação até agora. Quatro delas eram de responsabilidade da Karpowership.

Por conta do atraso, a ONG Instituto Internacional Arayara solicitou à Aneel, responsável por regular o setor, a aplicação da multa de 140,7 milhões prevista nos contratos. A resposta da diretora-geral substituta Camila Bomfim foi um "não".

Atualização em 8 de agosto de 2022, às 17h09: A Aneel informou que a decisão da diretora-geral substituta, Camila Bomfim, de negar o recurso da ONG Instituto Internacional Arayara, que cobrou a aplicação da multa de 140,7 milhões de reais à Karpowership, apenas reforçou a decisão colegiada que, anteriormente, negara a aplicação da punição.

Apesar da decisão, diz a nota, Bomfim encaminhou o recurso ao relator do caso, o diretor Hélvio Guerra. Ainda segundo a nota da Aneel, o processo está na pauta da reunião ordinária da diretoria marcada para amanhã, 9.

A íntegra da manifestação da agência: 

“Primeiro é preciso esclarecer que não há decisão monocrática da Diretora Geral Substituta da ANEEL no sentido de livrar a Karpowership de multa ou de qualquer outra penalidade. 

Por meio do Despacho nº 1.591, de 14 de junho de 2022, a Diretoria Colegiada da ANEEL decidiu, por unanimidade, suspender temporariamente eventuais penalidades aplicadas à empresa por atraso m operação comercial das Usinas Termelétricas KPS 1, KPS 2, Porsud I e Porsud II, até a primeira decisão administrativa da Diretoria da ANEEL quanto às excludentes de responsabilidade apresentadas pela empresa. 

Posteriormente, em 24 de junho de 2022, o instituto Internacional Arayara interpôs Pedido de Reconsideração para suspender os efeitos do Despacho nº 1.591, de 2022. 

Em 27 de julho de 2022, a Diretora Geral Substituta decidiu negou o pedido de efeito suspensivo, por meio do Despacho nº 2.013, mantendo a decisão da Diretoria Colegiada da ANEEL, e encaminhou o pedido de reconsideração para sorteio de diretor relator. 

Em 1º de agosto de 2022, o processo foi distribuído para o Diretor Hélvio Neves Guerra. 

Na pauta da Reunião Pública Ordinária da Diretoria de 09 de agosto de 2022, consta o processo que trata da análise mérito do excludente de responsabilidade. A Diretoria Colegiada da ANEEL decidindo esse processo encerra-se a discussão sobre a suspensão temporária das penalidades. Portanto, não houve qualquer ato administrativo da ANEEL para livrar a empresa da aplicação de penalidade de multa. Mesmo a decisão cautelar da Diretoria Colegiada da ANEEL, por meio do Despacho nº 1.591, de 2022, poderá ser revertida com a decisão de mérito do processo na reunião de amanhã.”

MP mantém poder

25/04/2024 às 19:25

STF define que promotores e procuradores podem realizar investigações criminais independentes.

Leia Mais

Apesar do ano curto e da complexidade, são grandes as chances de o Congresso regulamentar impostos

Leia Mais

Procuradoria defende que STF rejeite recurso do ex-presidente contra inelegibilidade

Leia Mais

Dinheiro resolve

25/04/2024 às 08:44

Governo se comprometeu a pagar 11 bilhões em emendas até abril. Não foi o que ocorreu

Leia Mais

Eleição no Superior Tribunal de Justiça serviu para criticar trabalho virtual de ministros

Leia Mais

Ainda sob risco

24/04/2024 às 07:00

A sobrevida no comando da Petrobras não significa que a pressão sobre Prates tenha diminuído

Leia Mais

PGR pediu à PF que investigue mais a falsificação da carteira de vacinação de Bolsonaro

Leia Mais

Duas vereadoras do PL são apontados como favoritas a formar a chapa com Ricardo Nunes em São Paulo

Leia Mais

O drible da PGR

23/04/2024 às 12:42

Denúncia contra Zambelli por divulgação de falsa prisão de Moraes coloca Judiciário como vítima

Leia Mais

Fim da aclamação

23/04/2024 às 12:00

Eleição de Salomão a vice-presidente provoca mudança no sistema de eleições do STJ

Leia Mais

Chances de indicação de um bolsonarista raiz para a vaga de vice caíram consideravelmente

Leia Mais

TST colocou o presidente Lula em uma intrincada escolha para o novo ministro

Leia Mais

Manifestação em defesa de Jair Bolsonaro é - e será - comício do PL para eleição municipal

Leia Mais

Defesas de empreiteiras contam com prorrogação de prazo para renegociar acordos de leniência

Leia Mais

Bola com Dino

21/04/2024 às 13:44

Desembargadores afastados da funções pelo CNJ pedem que STF corrija erros de Luís Felipe Salomão.

Leia Mais