O mico de Dimon
O CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, enfrenta um embaraço público em decorrência dos fatos revelados nos últimos dias no julgamento por fraudes da startup Frank, comprada pelo banco por 175 milhões de dólares. No centro da controvérsia está Charlie Javice, fundadora da Frank, acusada de fraudar o número real de usuários da empresa para viabilizar a venda. Testemunhas revelaram que Javice pediu a criação de uma base com 4 milhões de usuários, mais de dez vezes o número real, para convencer o banco a fechar o negócio. Deu certo.
O julgamento em Nova York expôs detalhes comprometedores para o JPMorgan e seu processo de due diligence, colocando em xeque a capacidade de uma das maiores instituições financeiras do mundo de identificar fraudes em aquisições. A compra da startup foi uma determinação de Dimon. Até o momento, os testemunhos apontam que Dimon ordenou a compra e a estrutura do banco correu para viabilizar a transação. A startup prometia facilitar o acesso de estudantes a linhas de crédito para estudos.
O engenheiro-chefe da startup, Alex Vovor, testemunhou que Javice pediu diretamente para que ele criasse dados falsos, mas ele se recusou, apesar das garantias de Javice de que não desejava acabar "usando um macacão laranja", em referência à prisão.
Sem sucesso com Vovor, Javice contratou então Adam Kapelner, professor de matemática do Queens College, para gerar uma lista sintética. Kapelner recebeu 18 mil dólares para criar um arquivo criptografado contendo milhões de nomes e contatos falsos, usando como base apenas os 300 mil usuários reais da startup. O arquivo foi enviado à Acxiom, empresa contratada pelo JPMorgan para validar a base de clientes, mas que não verificou a autenticidade dos dados, limitando-se apenas a confirmar o número de usuários.
Durante o julgamento, executivos do JPMorgan reconheceram que houve uma falha significativa na diligência prévia, com Jamie Dimon classificando publicamente a aquisição como um "enorme erro". Outras instituições financeiras, como o Capital One, haviam desistido de negociar com a Frank após detectar problemas na veracidade dos dados apresentados por Javice, o que aumenta a pressão sobre o JPMorgan para explicar por que avançou com o acordo.
Os promotores destacaram que Javice manipulou dados para obter ganhos financeiros significativos, enquanto a defesa argumenta que houve negligência e "arrependimento do comprador" por parte do JPMorgan após mudanças nas regras federais sobre auxílio estudantil, que prejudicaram a viabilidade do modelo de negócios da Frank. O caso segue em julgamento em Nova York e deverá ser decidido pelo júri nas próximas semanas.
2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia Mais