Meta, Amazon e agora Google
O Google anunciou que não estabelecerá mais metas para aumentar a contratação de grupos historicamente minoritários e revisará seus programas de diversidade, equidade e inclusão. A decisão acompanha mudanças similares adotadas por outras gigantes do setor de tecnologia, como a Meta e Amazon.
Em um e-mail enviado a funcionários na quarta-feira (31) e obtido pelo jornal The Wall Street Journal, a empresa informou que deixará de definir objetivos para ampliar a representatividade em seu quadro de funcionários. Em 2020, após protestos contra o racismo nos Estados Unidos, o Google estabeleceu a meta de aumentar em 30% a presença de grupos historicamente excluídos em cargos de liderança até 2025.
O relatório anual da Alphabet, controladora do Google, publicado na mesma data, omitiu uma declaração presente desde 2021, na qual a empresa afirmava estar "comprometida em tornar a diversidade, equidade e inclusão parte de tudo o que fazemos".
Negros e latinos continuam com baixa representatividade no setor de tecnologia. O relatório de diversidade de 2024 do Google mostrou que 5,7% de seus funcionários nos EUA são negros e 7,5% são latinos. Em 2020, esses percentuais eram 3,7% e 5,9%, respectivamente.
A empresa também avalia a continuidade da publicação de seus relatórios anuais de diversidade, divulgados desde 2014. Além disso, revisa subsídios, treinamentos e iniciativas ligadas à DEI para identificar riscos e eficácia.
O Google citou decisões judiciais recentes e ordens executivas do governo Trump que restringiram programas de diversidade no setor público e em empresas contratadas pelo governo federal. A companhia afirmou que está "avaliando mudanças necessárias para cumprir" as novas exigências legais.
Apesar das mudanças, a empresa afirmou que continuará abrindo e expandindo escritórios em cidades com força de trabalho diversa e manterá grupos de apoio para funcionários de minorias raciais e sociais.
Outras grandes empresas de tecnologia também reduziram suas iniciativas de diversidade. Em janeiro, a Meta, dona do Facebook, dissolveu sua equipe de diversidade e eliminou metas de contratação para mulheres e minorias. A Amazon anunciou em dezembro que encerrará algumas iniciativas de inclusão até o fim de 2024.
Além disso, acionistas de diversas companhias têm apresentado propostas para encerrar esforços de DEI. A Apple recomendou que investidores rejeitassem uma proposta do National Center for Public Policy Research, um grupo de orientação conservadora, para descontinuar seus programas de inclusão.
Penduricalhos pagos a 23 membros do Tribunal de Contas de São Paulo custam mais de 1 milhão de reais
Leia MaisTRE rejeita segundo pedido de cassação do governador do Rio por irregularidades na campanha
Leia MaisÓrgão liderado por Jorge Messias não contesta como poderia operação de venda da Amazonas para Âmbar
Leia MaisMinistro convoca audiência para cobrar transparência na execução de emendas parlamentares
Leia MaisDecisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli
Leia MaisBarroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino
Leia MaisBeneficiado pela profusão de candidatos na direita, Lula lidera pesquisa Quaest para 2026
Leia MaisNa abertura do ano do Judiciário, presidente do Supremo dispara indiretas para o Congresso
Leia MaisCom nova direção do Congresso, STF suspende pagamentos e faz exigências sobre emendas pix
Leia MaisDirigentes e parlamentares do União Brasil, embora neguem, já discutem saída do governo em 2026
Leia MaisLula incentiva o discurso de defesa da democracia em meio à expectativa de denúncia contra Bolsonaro
Leia MaisHugo Motta é eleito como previsto e faz discurso com referências extravagantes a Ulysses Guimarães
Leia MaisCom articulação de Ciro Nogueira, Hugo Motta vence e mantém centrão no comando da Câmara
Leia MaisOutrora candidato apoiado por Lira, Elmar Nascimento termina eleição da Câmara com a 2ª vice.
Leia MaisSem surpresas, Alcolumbre é eleito novamente para comandar o Senado pelos próximos dois anos
Leia Mais