Derrota dos Batista
A J&F, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista, amargou uma derrota nos últimos dias em decisão do tribunal arbitral da CCI (Câmara de Comércio Internacional) que envolve a disputa com a Paper Excellence pelo controle da Eldorado Celulose.
A defesa dos Batista recorreu ao tribunal para impedir a Eldorado de distribuir dividendos referentes ao ano de 2023, algo em torno de 560 milhões de reais. A Paper, rival da J&F, tem direito a praticamente metade do valor. É dona de 49,41% da fabricante de celulose.
Os três árbitros que assinam a decisão determinam que o pagamento seja feito em até 10 dias a contar de 4 de outubro. Por outro lado, também estabelecem que a Paper está proibida de transmitir suas ações da Eldorado para terceiros até a sentença final do processo.
A Eldorado, pela lei que rege as empresas de sociedades anônimas, é obrigada a distribuir 25% do lucro anual. Em 2023, esse lucro foi de 2,35 bilhões de reais. A J&F alegava que houve descumprimento de obrigações contratuais e prestação de falsas informações por parte da Paper. Por isso, pediu que o tribunal tomasse decisão sem ouvi-la.
O embate é mais um capítulo da disputa que opõe a J&F à Paper. A discussão sobre os dividendos, solicitada pela J&F, foi feita em um tribunal arbitral distinto do que está aberto desde 2018, que trata da conclusão da venda da Eldorado para os asiáticos. Nesse, a Paper venceu por unanimidade em 2021, mas o processo está suspenso desde 20 de setembro, após decisão do TRF4.
Na arbitragem que está suspensa, como mostrou o Bastidor, o Itaú comunicou que deixaria a função de agente depositário do caso. Na prática, a decisão favoreceu os irmãos Batista. Dois de três juízes arbitrais chegaram a abandonar o caso dizendo-se “ameaçados” pela J&F.
Sem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid
Leia MaisJustiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe
Leia MaisOAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara
Leia MaisSindicalistas resistem às novas atribuições previstas para a corporação na PEC da Segurança
Leia MaisParalela na PF
Inquérito da 'Abin paralela' abre caminho para investigação contra delegados federais
Leia MaisJustiça determina que homem que ficou cego após cirúrgia de catarata seja indenizado no Amapá
Leia MaisDino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.
Leia MaisMinistro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF
Leia MaisRicardo Andrade Saadi, delegado da PF, assume a presidência do órgão subordinado ao Banco Central
Leia MaisCosta Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes
Leia MaisPor unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte
Leia MaisDireita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos
Leia MaisColegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara
Leia MaisO dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia Mais