Apagou geral
Portugal, Espanha e regiões da França, Alemanha, Bélgica, Suécia e Países Baixos ficaram sem energia elétrica nesta segunda-feira (28). O apagão começou por volta do meio-dia, no horário local, e gerou caos em algumas das principais cidades portuguesas e espanholas. Pessoas ficaram presas em metrôs e o trânsito foi bastante afetado.
Até a última atualização desta reportagem, ainda não estavam claras as causas do apagão. Na Europa, vários sistemas de energia elétrica são interligados, como ocorre na maior parte do Brasil. Entretanto, não são comuns apagões dessa magnitude. A previsão é de que o fornecimento seja plenamente retomado em um prazo de 6 a 10 horas.
Segundo a operadora Redes Elétricas Nacionais (REN), que fornece energia para a região norte de Portugal, o problema foi causado por questões meteorológicas, na rede espanhola, que se propagou por toda a península ibérica. Governos da Espanha e de Portugal descartaram, por ora, tratar-se de algum tipo de ataque cibernético.
O problema também atingiu as redes de telefonia celular, principalmente em Portugal. O Bastidor recebeu relatos de moradores que dizem só terem acesso à internet por conexões fixas.
Na Espanha, houve relatos semelhantes. A Vodafone, uma das principais companhias que operam no país, afirmou que 70% das operações estavam funcionando, mas a manutenção do serviço e a retomada completa dependeriam do retorno da energia elétrica.
A Rede Elétrica da Espanha (REE) informou que, às 12h, houve um aumento exacerbado na demanda programada na rede. Três horas depois do apagão, com alguns serviços já normalizados em partes do país, o consumo ainda estava 45% acima do normal. As causas para a oscilação ainda são desconhecidas.
A falta de energia atingiu aeroportos em toda a região, que pararam de funcionar completamente ou estão com o tráfego reduzido. O problema atinge grandes cidades como Lisboa, Porto, Madri e Barcelona.
Na capital espanhola, o torneio de tênis Masters 1000, teve as partidas suspensas até que o fornecimento de energia seja retomado. O governo pediu para as pessoas evitarem sair de casa, pois os semáforos não funcionam e outros meios de transporte também estão comprometidos..
A Comissão Europeia afirmou em comunicado que está acompanhando a situação na Espanha e em Portugal e irá fornecer o auxílio necessário. Outros países da região também se colocaram a disposição para ajudar na retomada do fornecimento de energia.
Fux rejeita golpe e propõe pena menor para cabeleireira do 8 de janeiro, mas fica vencido
Leia MaisTribunal de Nova York condena George Santos a sete anos de prisão por roubo a doadores
Leia MaisAliados do ministro da Previdência atribuem sua fritura após episódio do INSS ao colega da Secom
Leia MaisGilmar leva caso do ex-presidente ao plenário físico e Moraes mantém prisão e nega domiciliar
Leia MaisAlex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol
Leia MaisFlávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas
Leia MaisPartido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026
Leia MaisCondenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal
Leia MaisMesa Diretora da Câmara cassa o mandato de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco
Leia MaisAlexandre de Moraes determina prisão imediata de ex-presidente, após rejeitar último recurso
Leia MaisZanin prorroga afastamento de desembargadores do TJMS investigados por venda de decisões
Leia MaisCom delação de operador de Zé Dirceu, Renato Duque é condenado por receber propina na Petrobras
Leia MaisEmpresa diz que houve acesso não autorizado a uma base de dados, mas nenhuma operação foi feita
Leia MaisBoletim médico diz que estado de saúde regrediu e Jair Bolsonaro vai passar por mais exames
Leia MaisMinistra tenta emplacar aliada como substituta de Cida Gonçalves no Ministério das Mulheres
Leia Mais