A mágica da Amil

Karen Couto
Publicada em 07/09/2024 às 06:00
José Seripieri Filho, o Junior, dono da Amil Foto: Fernanda Calfat / Getty Images

A Amil conseguiu reduzir sua taxa de sinistralidade em 25 pontos num intervalo de um ano, de acordo com um relatório do Itaú BBA. O indicador da operadora caiu de 103,7% para 78,7% nesse período.

A sinistralidade é um indicador que mede a relação entre os valores pagos pelos usuários de planos de saúde e os custos dos procedimentos realizados. Ela é um dos principais fatores que explicam o desempenho das operadoras de saúde.

O resultado alcançado pela Amil, operadora de José Seripieri Filho, o Junior, chamou a atenção de especialistas. O mesmo relatório aponta que a taxa de sinistralidade do setor no segundo trimestre ficou em 85,1%, o que representa uma melhora de 3,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Ou seja, além de recuperar seu indicador, a Amil conseguiu atingir um percentual inferior à média do mercado.

A receita para tamanho sucesso? Junior não revela.

O Bastidor procurou a Amil, que disse que “não vai comentar”. 

Segundo o presidente do Instituto Segurado Seguro, Sandro Raymundo, não há uma receita para reduzir este índice, que “resulta principalmente da recomposição das mensalidades dos planos quando comparada à variação das despesas”. No entanto, diz Raymundo que causa estranheza a empresa não querer falar da melhoria dos seus números. “As operadoras de saúde não podem simplesmente repassar essa sinistralidade ao beneficiário através de reajuste das mensalidades. Se houve uma melhora nesse patamar, é porque, em tese, deve ter melhorado sua gestão. Essa informação poderia ser, inclusive, utilizada como publicidade”, afirma Raymundo.

Enquanto o índice de sinistralidade da Amil reduz, desde agosto suas redes sociais estão com comentários fechados após enxurrada de críticas. Neste ano, a operadora foi uma das 20 notificadas pela Senacon por estar rescindindo contratos de forma unilateral. 

Diante da falta de transparência, Raymundo não descarta a possibilidade desse número ter melhorado em razão do descredenciamento de usuários, negativas de autorização em procedimentos, assim como de reembolsos.

No ranking de reclamações feitas na Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Amil está em 4ª lugar, ficando atrás apenas do Bradesco Saúde, Unimed RJ e NotreDame. Dados da Secretaria Nacional do Consumidor revelam que a maior parte das queixas registradas no consumidor.gov é sobre demandas não resolvidas, reembolsos e negativa de cobertura, principalmente devido a descredenciamento na rede.

A Amil foi comprada em dezembro de 2023 por 11 bilhões de reais pelo empresário José Seripieri Filho, o Junior, que fundou a Qualicorp e a Qsaúde. A operação ficou conhecida como o maior M&A (operação de fusão e aquisição) realizada por uma pessoa física sozinha na história do Brasil. Na negociação, Junior pagou 2 bilhões de reais e assumiu passivos de cerca de 9 bilhões.

Questionada, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disse que "não comenta sobre análises de dados específicos de uma operadora".

NOTA DA ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) esclarece que não comenta sobre análises de dados específicos de uma operadora.

Vale destacar que as informações apresentadas no Painel Econômico-Financeiro no portal da Agência - onde podem ser verificados indicadores como a sinistralidade por operadora - são enviadas pelas próprias operadoras. Assim, questionamentos quanto a análises individuais de resultados das operadoras devem ser direcionados diretamente a elas.

Veja a íntegra do relatório do Itaú BBA:

Era golpe, sim

25/03/2025 às 12:03

PGR reitera que Bolsonaro e aliados devem se tornar réus por tentativa de romper com a democracia

Leia Mais

Flávio Dino cobra de ministros dados sobre de pagamentos do governo para Saúde e o Perse

Leia Mais

Empréstimo no ar

24/03/2025 às 17:07

Gol anuncia que conseguiu negociar financiamento de bilionário, mas precisa de aval da Justiça

Leia Mais

Donos de fintechs com suspeita de ligação com o PCC são denunciados pelo Ministério Público de SP

Leia Mais

Kassio Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode cassar a deputada bolsonarista

Leia Mais

Com apoio da Rússia, ex-presidente é reeleita presidente do Banco dos Brics, na China

Leia Mais

Oposição planeja explorar trechos do julgamento de Bolsonaro a fim de vitimizá-lo e bater no Supremo

Leia Mais

O mico de Dimon

23/03/2025 às 17:08

O CEO do JPMorgan enfrenta constrangimentos no julgamento por fraude de startup comprada pelo banco

Leia Mais

Zambelli a perigo

21/03/2025 às 15:58

STF tem três votos para condenar deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Leia Mais

Governo se compromete a pagar 61 bilhões em emendas este ano e acaba com atraso de três meses

Leia Mais

O divergente

21/03/2025 às 11:18

André Mendonça foi o único que aceitou os pedidos de impedimento de Moraes e Dino

Leia Mais

Em um ano, operadoras de planos de saúde aumentaram o lucro líquido em mais de 270%

Leia Mais

TJSP anula decisão favorável à Paper Excellence no caso Eldorado e ajuda a J&F

Leia Mais

Monza livre

20/03/2025 às 16:50

Gilmar Mendes argumenta falta de provas e tranca processo contra doleiro investigado na Lava Jato

Leia Mais

Moraes tem pedido a Cármen que reconsidere a ideia de não reconduzir Floriano Marques no TSE

Leia Mais