Vergonha alheia para embaixadores
Integrantes da coordenação de campanha à reeleição lamentaram a reunião do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores, realizada hoje no Palácio da Alvorada, para expor fake news sobre urnas eletrônicas e o processo eleitoral. Em off, o encontro foi considerado um vexame internacional sem resultado prático para o eleitorado.
A avaliação foi de que Bolsonaro passou vergonha. Segundo um aliado, havia desde erro de grafia na palavra briefing (escrita "brienfing" na tela de abertura do evento) até informações velhas, já desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e nenhuma informação nova.
Embaixadores, continua a fonte ligada à campanha, são pessoas normalmente bem informadas, "com informações públicas e reservadas, portanto dificilmente vão cair na história contada pelo presidente".
Uma das reclamações dentro do grupo que coordena a campanha foi a de que Valdemar Costa Neto, dono do PL, já pediu a Bolsonaro que deixe de focar na falta de confiabilidade das urnas.
Bolsonaro já foi avisado que pesquisas qualitativas mostram que questionar as urnas é perder tempo. A percepção de parte do eleitor médio é que a reclamação prévia do presidente sobre a apuração dos votos é medo de perder as eleições.
Recentemente, Valdemar reclamou que chegou a um acordo - não respeitado por Bolsonaro - de que, se o PL contratasse uma empresa privada para auditar as eleições, o presidente deixaria de focar no assunto.
Bolsonaro insiste em falar apenas com os seus. Há uma estratégia: solidificar o apoio de seu eleitor ideológico e ir para o segundo turno.
Para a coordenação de campanha, é arriscado e pode não ser suficiente. Já apontaram a Bolsonaro o risco de outros candidatos a presidente receberem pouco voto e Lula ganhar no primeiro turno. Bolsonaro, portanto, precisaria ampliar o escopo de eleitores. Até agora, não adiantou.
PSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado
Leia MaisViagem de família para os EUA no fim de maio e movimento de Machado alertaram PF sobre possível fuga
Leia MaisMPF entra ação civil pública contra projeto de extração de madeira viabilizado por Alcolumbre
Leia MaisSTF emite e revoga mandado de prisão contra delator, suspeito de tentativa de fuga para Portugal
Leia MaisNegócios suspeitos de família
PF investiga contratos do marido de deputada Elcione Barbalho com governo de seu filho no Pará
Leia MaisAlexandre Moraes vota por responsabilizar big techs por discurso de ódio e ataques à democracia
Leia MaisSTJ dá isenção de custas judiciais a magistrado do TJDFT que ganha 50 mil reais mensais, em média
Leia MaisGoverno aciona STF para ressarcir fraudes no INSS fora do teto de gastos e sem aval do Congresso
Leia MaisCom dificuldade de quórum, CPI termina sem aprovar relatório que indiciava apenas 16 pessoas
Leia MaisCâmara examinará cassação da deputada foragida Carla Zambelli, determinada pelo Supremo
Leia MaisAtacante Bruno Henrique, do Flamengo, é denunciado por participar de esquema de fraude em apostas
Leia MaisMinistro do STF anula condenação de ex-presidente da Petrobras por compra da refinaria de Pasadena
Leia MaisCom Gilmar, STF tem maioria para ampliar a responsabilidade das big techs por conteúdo de usuários
Leia MaisAlexandre de Moraes pede ao Ministério da Justiça a extradição de deputada foragida na Itália
Leia MaisConselheiro pede vista e Cade suspende análise de processo de entidades jornalísticas contra Google
Leia Mais