Vai de ônibus
O Tribunal Superior Eleitoral alterou nesta terça-feira (25) a resolução que garante aos estados e municípios a possibilidade de oferecer transporte público gratuito ou o aumento de linhas de ônibus no dia das eleições. Os prefeitos e governadores que aderirem à medida ficam isentos de qualquer penalidade prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.
O ministro Alexandre de Moraes, que apresentou a proposta, afirmou que esse tipo de benefício não pode gerar prejuízo aos gestores públicos, já que se trata de um ato de cidadania. Por outro lado, afirmou que está proibida a redução da frota, com a possibilidade de prefeitos e governadores responderem por crime eleitoral.
A medida, no entanto, não altera a proibição de que candidatos ou partidos políticos paguem pelo transporte de eleitores. A Lei Eleitoral proíbe a prática, considerada como compra de votos. Apenas o poder público tem a prerrogativa de definir se poderá oferecer transporte gratuito ou não.
A resolução também não obriga que o transporte gratuito seja oferecido. Caberá a cada gestor definir, dentro dos limites do município, a concessão ou não do benefício no dia 30. Como exemplo, ele parabenizou a atitude do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que decidiu oferecer transporte público gratuito no domingo.
O objetivo da medida é tentar reduzir o índice de abstenção no segundo turno, que tende a ser mais alto do que na primeira etapa das eleições. Em várias cidades, o custo da passagem é até mais caro do que a multa a ser paga em caso de não comparecimento às urnas.
A alteração dá ainda mais garantia aos prefeitos depois que Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, decidir que não caberia punição aos gestores que oferecessem o benefício. Apesar da decisão dele, alguns prefeitos estavam receosos de oferecer ônibus de graça e serem punidos por entendimentos distintos nos Tribunais Regionais Eleitorais.
Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia MaisMPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas
Leia MaisPesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula
Leia MaisMinistro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram
Leia MaisTCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento
Leia MaisPSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado
Leia MaisViagem de família para os EUA no fim de maio e movimento de Machado alertaram PF sobre possível fuga
Leia MaisMPF entra ação civil pública contra projeto de extração de madeira viabilizado por Alcolumbre
Leia MaisSTF emite e revoga mandado de prisão contra delator, suspeito de tentativa de fuga para Portugal
Leia MaisNegócios suspeitos de família
PF investiga contratos do marido de deputada Elcione Barbalho com governo de seu filho no Pará
Leia MaisAlexandre Moraes vota por responsabilizar big techs por discurso de ódio e ataques à democracia
Leia Mais