Tempo de resolver
Lula deu um indicativo de como e em que ordem poderá ser sua decisão sobre o futuro da Procuradoria-Geral da República, para o Supremo Tribunal Federal e para a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
Ao defender a interlocutores que a bilionária Funasa fique com os partidos do centrão —referindo-se ao PSD, PP e Republicanos—, Lula disse que o PT não deveria reivindicar nada no órgão porque já será atendido na PGR e no Supremo.
Aliados do presidente vinham pedindo que o comando da Funasa fosse entregue a petistas ou a seus indicados porque é um órgão bilionário e que, com a Saúde, define estratégias fundamentais para a área.
O chega para lá de Lula, porém, foi entendido como um indicativo de que as escolhas para a PGR e para o Supremo virão antes de quem controlará a Funasa. Também de que suas escolhas agradarão à militância petista. Ou não.
Uma parte do PT defende, por exemplo, a escolha de uma mulher preta para o STF. Outros querem o advogado-geral da União, Jorge Messias. E há um terceiro grupo que vê vantagem na eventual escolha de Flávio Dino (Justiça) (mais aqui e aqui).
Ao mesmo tempo, Lula pediu ao líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que trabalhe na recepção da casa para aprovar com margem grande de voto sua futura indicação. A votação da reforma tributária, apesar de aprovada, não foi na quantidade esperada.
Apesar da determinação ao líder do governo, diz uma fonte inteirada das movimentações, não houve indicação de nome. Lula apenas determinou que seja feito um trabalho para evitar problemas sobre o tema com os senadores.
Empresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia Mais