Sem teto para voar
Vai ser difícil, talvez mais do que o público espera, para que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, volte a operar. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, qualquer previsão para que o local seja reaberto aos passageiros não passa de especulação neste momento. Ele afirmou ao Bastidor que, nesta semana, a Fraport, concessionária do terminal, apresentará um estudo prévio, com a previsão de gastos para retomar os trabalhos.
Na terça-feira (21), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu um pedido da Fraport para que seja reavaliado o contrato de concessão da empresa. A companhia alemã assumiu o Salgado Filho em 2017. Essa é a segunda vez que a concessionária pede para que o documento seja revisado.
A primeira foi logo depois da pandemia. A Fraport alegou à Anac que teve prejuízos em função das restrições de voos no período mais agudo da covid-19, quando boa parte da malha aérea do país ficou em terra. O primeiro pedido até hoje não foi analisado.
Assim como na primeira oportunidade, a Fraport pede que seja feita uma avaliação do reequilíbrio econômico-financeiro. A ideia é reduzir os prejuízos provocados pela chuva.
Ainda não se sabe como ocorrerá esse ressarcimento, que precisará ser analisado pela Anac. Conforme Silvio Costa Filho, o prejuízo não deverá ficar a cargo do Tesouro Nacional. O mais provável é que isso seja diluído nas tarifas cobradas pela Fraport ao longo dos anos. O contrato com a concessionária vai até 2042.
Sem previsão para que o Salgado Filho reabra, a alternativa tem sido a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A operação no local é restrita, tanto pela falta de estrutura quanto pela inexistência de um terminal de embarque.
A Fraport, em parceria com a Aeronáutica, improvisou um espaço de check-in em um shopping de Canoas. De lá, os passageiros são levados até a Base Aérea. Entretanto, o número de voos ainda é bastante limitado.
O governo estuda melhorar a iluminação da Base Aérea, para dar mais segurança aos voos noturnos, mas não tem intenção de transformar a área em um aeroporto, nem mesmo para atender a aviação particular, como acontece no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, por exemplo.
O ministro diz que ainda não está em posição de cobrar uma resolução mais rápida da Fraport e que o governo está trabalhando em caráter colaborativo com a empresa e com as demais autoridades gaúchas. Contudo, já está definido que a Anac e o Tribunal de Contas da União devem acompanhar os trabalhos de limpeza e de eventuais reformas que o Salgado Filho necessite.
"Nesse momento, estamos discutindo a modelagem com a Fraport. Vamos ajudar, uma posição colaborativa, solidária. Não se tem nenhum prazo definido para a reabertura", disse o ministro. Ainda de acordo com ele, a prefeitura e o governo do estado têm contribuído para ajudar na liberação do aeroporto.
Em nota, a Anac confirmou o pedido da Fraport e disse ainda que "não se conhece a dimensão das perdas causadas pela inundação no Aeroporto de Porto Alegre. A situação só poderá ser avaliada após a diminuição de todo volume de água no complexo aeroportuário".
A Fraport foi procurada pelo Bastidor, mas não respondeu.
Laranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia Mais