Salgado sem recheio

Samuel Nunes
Publicada em 16/07/2024 às 20:47
Trabalho de check-in voltou a ser feito no terminal do Salgado Filho, mas voos só partem de Canoas Foto: Evandro Leal/Agencia Enquadrar/Folhapress

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, mas esqueceu de uma série de detalhes. O principal deles é sobre a relação com a Fraport, concessionária que opera o terminal e está em pé de guerra com o governo desde as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Segundo o ministro, o terminal retomará as atividades em outubro, mas ainda não há um dia definido. O atendimento voltará gradualmente, com expectativa de até 50 voos diários, bem aquém da capacidade máxima. O principal motivo é que a Fraport deverá liberar a pista de pousos e decolagens de forma parcial. A expectativa é que a recuperação só fique pronta em dezembro, mas isso também não é uma certeza.

O anúncio de Silvio Costa Filho foi feito ao lado da diretoria da Fraport, depois de uma reunião em Brasília. Nem a empresa, nem o governo divulgaram quem vai pagar a conta, estimada em pelo menos 700 milhões de reais. A Fraport, que chegou a anunciar a possibilidade de deixar a concessão, mudou o tom e tenta, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revisar o contrato de concessão, para jogar ao menos parte do prejuízo para o Tesouro Nacional ou o bolso dos passageiros.

Os prejuízos vão além da questão estrutural. Até agora, a Fraport não esclareceu completamente como vai indenizar quem perdeu materiais, veículos e outros itens que estavam sob sua guarda. Também não está definido como e quando serão feitas obras para evitar que novas enchentes interditem o terminal.

Na segunda-feira (15), o terminal de passageiros voltou a funcionar para fazer o check-in. Entretanto, os passageiros são levados à Base Aérea de Canoas, de onde efetivamente partem os voos. A informação, porém, foi mal divulgada e muitos passageiros acharam que o aeroporto já havia retomado as operações normalmente.

Apesar do anúncio desta terça-feira, ainda não há prazo para que as companhias aéreas possam voltar a vender voos com saída e chegada ao Salgado Filho. Isso também só deve ser definido nas próximas semanas.

Na próxima semana, o ministro Silvio Costa Filho se reunirá com o Tribunal de Contas da União para falar sobre o pedido da Fraport para que o contrato de concessão seja revisto. Costa Filho quer que a corte avalize um eventual acordo para a manutenção das operações da Fraport. Caso isso não ocorra, ninguém sabe qual será o destino do contrato, nem quem assumiria as operações.

O Bastidor solicitou à Anac um posicionamento sobre o pedido de revisão do contrato, mas a agência não se manifestou até a última atualização desta reportagem. A Anac ainda foi questionada com relação às inspeções de segurança para que as atividades do Salgado Filho sejam retomadas, mas não houve resposta.

A Fraport foi procurada para falar principalmente sobre os custos da obra e quem deve pagar pelo prejuízo, mas também não respondeu.

Lula demite Silvio Almeida, suspeito de assédio sexual à colega Anielle Franco

Leia Mais

Corte estendeu alcance de julgamentos apenas digitais, mas houve resistência.


Leia Mais

STF mantém processos contra Marcelo Odebrecht, mas anula atos da Lava Jato

Leia Mais

Ministro tenta emplacar aliado no comando da agência; ha preocupação no setor de gás.

Leia Mais

Brasileiro é condenado a 16 anos de prisão por preparar atos contra instalações judaicas

Leia Mais

Fundo pede comprovação de que advogado da J&F não perdeu prazo para manifestação no STF

Leia Mais

Wadih Damous está cada vez mais isolado no Ministério da Justiça

Leia Mais

Diligente Beltrão

05/09/2024 às 23:30

Deputado do PP vai ao TCU e usa argumentos dos irmãos Batista para melar venda da Eldorado à Paper

Leia Mais

Paulo Gonet se manifesta contra envio de cópia do inquérito das fake news para Raul Araújo, no TSE.

Leia Mais

Candidato a prefeito de Teresina pelo PT é investigado por desvio de recursos durante a pandemia

Leia Mais

Sem acesso

05/09/2024 às 16:34

Starlink bloqueia X no Brasil após determinação do STF e alerta da Anatel.

Leia Mais

Milagre no TCU

05/09/2024 às 16:23

Após revelação do Bastidor, ministro Jhonatan de Jesus libera processo sobre disputa da Eldorado

Leia Mais

Decisão de Alexandre de Moraes, que suspendeu o X, motiva protestos da oposição no Congresso.

Leia Mais

O golpe da multa

05/09/2024 às 14:35

STF afirma que mensagens cobrando multa por uso de VPN são falsas e alerta para tentativas de golpe.

Leia Mais

Alguns aliados de Lula demonstram receio com possível vitória de deputado para presidir a Câmara

Leia Mais