Salgado sem recheio
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, mas esqueceu de uma série de detalhes. O principal deles é sobre a relação com a Fraport, concessionária que opera o terminal e está em pé de guerra com o governo desde as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Segundo o ministro, o terminal retomará as atividades em outubro, mas ainda não há um dia definido. O atendimento voltará gradualmente, com expectativa de até 50 voos diários, bem aquém da capacidade máxima. O principal motivo é que a Fraport deverá liberar a pista de pousos e decolagens de forma parcial. A expectativa é que a recuperação só fique pronta em dezembro, mas isso também não é uma certeza.
O anúncio de Silvio Costa Filho foi feito ao lado da diretoria da Fraport, depois de uma reunião em Brasília. Nem a empresa, nem o governo divulgaram quem vai pagar a conta, estimada em pelo menos 700 milhões de reais. A Fraport, que chegou a anunciar a possibilidade de deixar a concessão, mudou o tom e tenta, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revisar o contrato de concessão, para jogar ao menos parte do prejuízo para o Tesouro Nacional ou o bolso dos passageiros.
Os prejuízos vão além da questão estrutural. Até agora, a Fraport não esclareceu completamente como vai indenizar quem perdeu materiais, veículos e outros itens que estavam sob sua guarda. Também não está definido como e quando serão feitas obras para evitar que novas enchentes interditem o terminal.
Na segunda-feira (15), o terminal de passageiros voltou a funcionar para fazer o check-in. Entretanto, os passageiros são levados à Base Aérea de Canoas, de onde efetivamente partem os voos. A informação, porém, foi mal divulgada e muitos passageiros acharam que o aeroporto já havia retomado as operações normalmente.
Apesar do anúncio desta terça-feira, ainda não há prazo para que as companhias aéreas possam voltar a vender voos com saída e chegada ao Salgado Filho. Isso também só deve ser definido nas próximas semanas.
Na próxima semana, o ministro Silvio Costa Filho se reunirá com o Tribunal de Contas da União para falar sobre o pedido da Fraport para que o contrato de concessão seja revisto. Costa Filho quer que a corte avalize um eventual acordo para a manutenção das operações da Fraport. Caso isso não ocorra, ninguém sabe qual será o destino do contrato, nem quem assumiria as operações.
O Bastidor solicitou à Anac um posicionamento sobre o pedido de revisão do contrato, mas a agência não se manifestou até a última atualização desta reportagem. A Anac ainda foi questionada com relação às inspeções de segurança para que as atividades do Salgado Filho sejam retomadas, mas não houve resposta.
A Fraport foi procurada para falar principalmente sobre os custos da obra e quem deve pagar pelo prejuízo, mas também não respondeu.
O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves
Leia MaisEm afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro
Leia MaisFilho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência
Leia MaisCâmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas
Leia MaisJustiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp
Leia MaisA pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master
Leia MaisPlano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo
Leia MaisMoraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe
Leia MaisAlexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe
Leia MaisIrritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo
Leia MaisBradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador
Leia MaisDeputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação
Leia MaisPGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições
Leia MaisDefensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe
Leia MaisAdvogado da J&F pede ao ministro para trancar inquérito que investiga difamação dele a procurador
Leia Mais