Os prejuízos que Milei traz
A vitória de Javier Milei na Argentina é uma derrota para o governo Lula e para o Brasil. Não é uma questão de posição ideológica, mas de prática na política internacional. Se concretizadas, as intenções do ultraliberal e radical de direita na presidência da Argentina prejudicam o poder do Brasil na região e, em consequência, enfraquecem sua posição geopolítica. Seu relacionamento com Lula tende a ser ruim e o convívio comercial dos dois países deve piorar.
Milei venceu Sergio Massa, ministro da Fazenda de um governo que convive com uma crise econômica que une falta de dólares e inflação a 140% ao ano, quadro que o Brasil viveu na década de 1980. A pobreza nunca cresceu tanto na Argentina como no atual governo, de Alberto Fernandez.
A comparação entre Jair Bolsonaro e Milei é automática, mas fica longe da exatidão. Milei tem pouco de Bolsonaro. Tem uma visão de mundo mais radical que a do ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes, misturada a delírios de irrealidade, só que está na posição de Bolsonaro em 2018. Em comum, Milei e Bolsonaro são de direita.
Os problemas para o Brasil começam no nível mais básico. Os presidentes de Brasil e Argentina precisam se dar bem, mas Milei já chamou Lula de “corrupto” e disse que não o encontrará. A vida adulta não é assim, em especial na política internacional, mas Milei levará algum tempo para aprender isso. Apesar dos sinais de alguns intermediários de que o governo Milei será pragmático, as coisas não acontecem rápido. Enquanto isso, o relacionamento ruim vai atrasar conversas importantes e causar prejuízos comerciais.
Há mágoas de campanha eleitoral. Lula tentou ajudar o colega Alberto Fernandez a eleger Massa. Fez a ponte para um empréstimo emergencial à Argentina; o PT enviou marqueteiros experientes da campanha contra Bolsonaro, que ajudaram a equipe de Massa a enfrentar as redes sociais de Milei. Isso não passará incólume.
No plano mais amplo, Milei quer abandonar ou reformar o Mercosul, que considera desfavorável a seu país. O acordo Mercosul-União Europeia, importante para o Brasil e negociado há mais de 20 anos, fica mais distante com a oposição de Milei. Se ele colocar em prática o que fala, a consequência será a o enfraquecimento da liderança do Brasil na América do Sul. Com isso, o Brasil perde força em importância na arena política mundial.
O governo Lula começou com um sucesso praticamente garantido - e era justamente na política externa: após quatro anos de desastre bolsonarista, só o fato de o Brasil voltar a ter uma representação normal e civilizada já era uma vitória ante à postura de pária. O obstáculo criado pela eleição de Milei coloca um problema onde o trabalho seria menos penoso.
Empresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia Mais